28/06/2022 às 17h16min - Atualizada em 05/07/2022 às 00h00min

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gazeta

De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, em 1943, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-radio-gazeta









Em março de 1943, o jornalista e advogado Cásper Líbero, diretor e proprietário de A Gazeta, um dos mais importantes jornais paulistanos, decide ampliar seu veículo de comunicação com a compra de uma emissora de rádio. 



Foi assim que, após as negociações com a antiga Rádio Educadora Paulista, foi criada a Rádio Gazeta. As primeiras palavras no ar foram do seu fundador, Cásper Líbero.



Sob o prefixo P R A - 6, a emissora foi adquirida com uma imensa discoteca. Hoje, com 120 mil discos, é considerada um dos maiores acervos fonográficos do país.



De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.



O maestro Armando Belardi, criador da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, foi durante anos diretor artístico da Rádio Gazeta e era responsável, entre outros, pelos programas Cortina Lírica, Grande Soirée de Gala e Teatro de Operetas.



Na década de 1960, com o sucesso do impresso A Gazeta Esportiva, o esporte, principalmente o futebol, passa a vigorar na emissora, e a audiência é elevada.  O narrador e apresentador esportivo, Galvão Bueno, começou a carreira na Rádio Gazeta.



Em 2009, a Rádio Gazeta AM passou a ser dirigida pela faculdade Cásper Líbero. Estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio e Televisão passaram a participar de todas as etapas de produção, seja na atuação de estágio, monitoria ou atividades laboratoriais.



O dia 28 de janeiro de 2019 marcou oficialmente o final das transmissões da Rádio Gazeta, de São Paulo, na frequência AM, passando a operar apenas no site e nos aplicativos. 



Cem anos em 100 programas




100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil






100 anos rádio no Brasil - Arte EBC



Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.



A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 04/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Rádio Gazeta segunda-feira, 4 Julho, 2022 - 11:01 401:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-radio-gazeta
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.