Divulgação O Vira Notícia está começando uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito em várias cidades do Brasil. Todos os candidatos foram convidados e receberam a mesma entrevista. Elas serão publicadas na íntegra, conforme enviadas por e-mail para nossa redação.
Vira Notícias - POR QUE O SENHOR RESOLVEU LANÇAR A PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITO? Elvis Silva - As razões da minha pré – candidatura, é um historia muito longo, mas o principal motivo, se chama indignação, sou nascido e criado em São João de Meriti, e ao longo de muitos anos, tenho percebido que os políticos da cidade, estão cada vez mais ricos e poderosos, mas o povo cada vez mas abandonado, as coisas básicas e necessárias na cidade, não é percebido pela população. Na verdade o gestor da cidade é médico, pelo menos nesta área, poderíamos ter melhor qualidade, porem, um município que tem quase 500.000 mil habitantes, não tem uma unidade de saúde aceitável, o que é uma grande vergonha, nossa indignação pelo abandono da cidade e seu empobrecimento, são algumas razões que nos leva ao pleito eleitoral.
VN - PENSANDO OS PRINCIPAIS PONTOS DE DEBATE PÚBLICO COMO SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, COMO O SENHOR PENSA TRABALHAR ESSAS SECRETARIAS? ES - A nossa idéia é colocar nestas secretarias, pessoas com perfis técnicos, ou seja, pessoas capacitadas e com experiencias, ao longo das administrações publicas, e por meio de alianças partidárias, os gestores eleitos, são obrigados a colocar nestas secretarias, os indicados por partidos políticos, que lhe apoiou nas eleições, colocando nestas secretarias, pessoas sem qualificação mínima, sem levar em conta, a questão que envolve a corrupção.
VN - COMO TRABALHAR O IMPULSIONAMENTO DA GERAÇÃO DE EMPREGO NO MUNICÍPIO? ES - O município de São João de Meriti, basicamente sobrevive com as atividades do comercio, porem, até mesmo esta área, a cidade não consegue gerar empregos para seus munícipes, fazendo a cidade sobreviver de IPTU, ISS, E EMENDAS PARLAMENTARES, sem os quais a cidade não existe. Porem, nossa ideia é aproveitar a Lei das pequenas e microempresas, que favorece os empresários da própria cidade, quando se realiza pregões licitatórios. Ou seja, vamos da preferencia de compra de materiais, para hospital, obras, secretarias e etc. a empresas do próprio município, desta forma estaríamos cooperando coma iniciativa privada, nas vagas de empregos e renda.
VN - NA GESTÃO MUNICIPAL, MUITAS VEZES A CULTURA É DEIXADA EM SEGUNDO PLANO. EXISTE ALGUM PROJETO DO SENHOR PARA FOMENTAR ESSE SETOR? ES - Querermos retornar alguns projetos que deram certos na cidade, e que foi abandonado pelo atual gestor, exemplo reativarmos a escola de musica, abrindo espaço para novos talentos na musica, criando incentivos para empresas que utilizem em seus quadros funcionais, pessoas que sobrevive da arte, exemplo: palhaços, músicos, atletas e outros, mas tenho certeza que nada substitui o talento, por isto queremos incrementar atividades esportivas continuas na cidade, ou seja, o circulo do talento, semana da arte, festival de musica, e outros, como parceria com a escola do circo.
VN - O GRANDE PROBLEMA DE VÁRIAS PREFEITURAS DO PAÍS É A QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA, QUAIS SEUS PROJETOS PARA O MUNICÍPIO? ES - O caos urbano esta instalado em Meriti, pois falta autoridade, e seus políticos se aproveitam do caos, para faturar, tem coisas simples que poderíamosfazer, que resolveria de forma imediata o caos no centro de Meriti. Mas meu pensamento é fazer um concurso entre paisagistas e urbanistas, para apresentar projetos, que possam facilitar a locomoção das pessoas e dos carros.
VN - COMO O SENHOR ESTÁ PLANEJANDO A ARTICULAÇÃO POLÍTICA TANTO NO ÂMBITO MUNICIPAL, COMO ESTADUAL E FEDERAL PARA PODER CRIAR UM PLANO DE TRABALHO QUE A POPULAÇÃO ABRACE? ES - Esquecer as ideologias e tratar de forma institucional com os poderes devidamente constituído, deixando claro, que devemos pensar no povo e em suas necessidades, para isto conversarei com todos.
VN - COMO O SENHOR ANALISA O ATUAL CENÁRIO POLÍTICO DO MUNICÍPIO? ES - O município vem sofrendo com as escolhas feitas, os políticos atuais, pensam somente em si, família e seus cooperadores, resultado o cenário político é o pior possível, se permanecer o indicado pelo atual gestor, a tendencia é que o município continue no mesmo trilho, ou seja, fora dos trilhos, outros grupos políticos vem surgindo, mas na minha visão, nós corremos o risco de trocar seis por meia dúzia, pois o caminho escolhido por estes políticos é o mesmo. Já nós do partido NOVO, queremos mostrar a população que é possívelsairmos deste caos, com medidas simples, mas principalmente retirando da administração figuras envolvidas na corrupção, o que já será uma grande medida.
VN - A POLÍTICA ESTÁ CADA VEZ MAIS POLARIZADA NO PAÍS, QUAL POLO O SENHOR SE CLASSIFICA: ESQUERDA, DIREITA OU CENTRO? E POR QUE? ES - Sempre digo que ficar em cima do muro, é a pior escolha, nosso partido, possivelmente é o único partido realmente de direita, os demais apenas são a direita de ocasião. A defesa da direita de certos princípios, são os mesmos que defendo desde sempre, exemplo: liberdade de expressão, liberdade de empreender, contra o aborto, contra a liberação das drogas, liberdade de religião, todos estes princípios e defesas, são pautas da direita.
VN - COMO O SENHOR PRETENDE TRABALHAR A COMUNICAÇÃO COM OS ELEITORES? PRETENDE FAZER UMA CAMPANHA PARTICIPATIVA? ES - Tendo em vista que preciso ser conhecido pela população, tenho feito corpo a corpo, basicamente todos os dias, ouvindo os eleitores e formando um programa eleitoral de acordo com a necessidade apresentada pelos munícipes, meu maior desafio é ser conhecido e reconhecido pela população, sendo assim, utilizo também das redes sociais, a fim de divulgar novas ideias e projetos para o município.
VN - QUAL MENSAGEM O SENHOR DEIXARIA PARA OS ELEITORES DO MUNICÍPIO? ES - A principal mensagem, pois acredito que não somos o dono da verdade, é que façam a escolha certa nestas eleições, nós já erramos muito, exemplo, ao vendermos nosso voto, temos dois tipos de corrupto: o que compra o voto e o que vende seu voto. Sempre digo, que alguns políticos tentam comprar a dignidade do eleitor, tenho para mim, que a decisão esta nas mãos do eleitor. Mas já percebemos que não da certo vender os votos, mas alguns ainda não entendeu, que tal pratica, retira do povo o direito de cobrar ações de melhoria no município, como saúde, educação e transporte.
VN – QUAL A PRINCIPAL BANDEIRA DA SUA CAMPANHA? (TEMA LIVRE) ES - Acredito que temos muito trabalho pela frente, neste momento não há uma única bandeira a ser defendida, mas ao ler a história da segunda guerra mundial, alguns países que siaram totalmente destruído pela guerra, deram preferencia em investir no sistema de educação do seu país, e todos eles são hoje países desenvolvidos, e com IDH, bem superior aos demais, sendo assim, vamos investir muito na educação. Mas de forma ampla e irrestrita, ou seja, se possível ate mesmo, fazendo parceria (PPP) com escolas particulares, abrindo oportunidade para novos talentos, pois todos os dias surgem crianças superdotadas, e que podem ajudar em muito nosso município, investir nas crianças, incentivar o esporte e criar espaço para atividade educacionais ao ar livre, ou seja, investimento pesado na educação, mas não esquecer das demais demandas. São João de Meriti, foi tomada pelo trafico, as ruas estão com barricadas, a cidade esta suja, precisamos cobrar as autoridades constituídas a solução destes conflitos diários da população. Não esquecendo que a prefeitura pode fazer algumas coisas básicas, que evitaria algumas ações criminosas na cidade, exemplo: iluminação e outros.