11/07/2022 às 19h41min - Atualizada em 15/07/2022 às 00h01min

Cem anos do rádio no Brasil: Edna Savaget

Na Rádio MEC, Edna Savaget apresentava programas de literatura. Edna também era escritora, ao todo publicou seis livros, e foi apresentadora pioneira de programas televisivos voltados para o público feminino.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-edna-savaget
Em meados de 1930, uma menina com 6 anos de idade, sob o pseudônimo de Peixinho Dourado, recitava poesias infantis na extinta Rádio Vera Cruz do Rio de Janeiro.
 

Esses foram os primeiros passos radiofônicos de Edna Savaget, uma mulher pioneira, no rádio e na televisão brasileira. 

 

Nascida no dia 19 de maio de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, Edna Savaget se formou em jornalismo na primeira turma de comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela iniciou sua vida profissional publicando poesias em revistas culturais e artigos policiais no jornal A Noite. 

 

Na Rádio MEC, Edna Savaget produziu e apresentou diversos programas durante mais de 3 décadas.

 

Em um de seus programas, Edna conversou com o compositor e instrumentista Garoto. Na ocasião ele apresentou uma música inédita. 

 

No ar na Rádio MEC e na Rádio Eldorado, onde apresentava programas aos sábados, Edna também era escritora, ao todo publicou seis livros, e  foi apresentadora pioneira de programas televisivos voltados para o público feminino.

 

Em seus programas, Edna era uma defensora da literatura.

 

Na década de 1990, após passar pela TV Tupi, Continental, Globo, Record, Bandeirantes e TVE, Edna Savaget encerrou sua carreira, sempre como referência, na televisão e no rádio, de programas voltados para a mulher. 

 

Cem anos em 100 programas

 
 
 
 
 
 

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil




 
 
 
Logo 100 anos rádio, por Arte EBC
 

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

 

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.


Cultura Rio de Janeiro 14/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Edna Savaget quinta-feira, 14 Julho, 2022 - 11:01 5:43

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-edna-savaget

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.