11/07/2022 às 20h13min - Atualizada em 17/07/2022 às 00h00min

Cem anos do rádio no Brasil: Walter Silva, o Picapau

Jornalista, radialista e produtor musical, Walter Silva – o Picapau, foi o mais popular disc-jóquei de São Paulo e se manteve em sintonia com a transformação da música brasileira durante todo o tempo que atuou no rádio e, posteriormente, também na televisão.

Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-walter-silva-o-picapau









A relação de Walter Silva com o rádio começou cedo. Desde o bairro da Mooca, em São Paulo, onde morava com seu com seu avô português, ele já ouvia a emissora nacional de Lisboa, a BBC de Londres, e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Em busca de realizar seu sonho, ele se muda com a família para o Rio de Janeiro, onde enfrentam muitas dificuldades.



Mas Walter silva persevera e permanece na cidade. Ainda no Rio, Walter também trabalha como divulgador musical para a gravadora RGE, onde lança Convite para ouvir Maysa, primeiro LP da cantora, mas volta para São Paulo para ficar perto da família.



Depois da Rádio Record, Walter Silva estreou o programa Pick up do Picapau,  na Rádio Bandeirantes.



A emissora havia transmitido a copa do mundo de 1958 em rede pela Cadeia Verde Amarela, o que ampliou muitíssimo o alcance de seu sinal e também a audiência dos programas de música da emissora.



Walter Silva teve também enorme influência na produção musical. Ele usava a força que alcançou com o seu programa, o Pick-up do Picapau, para valorizar artistas emergentes.



Produziu muitos shows e discos que revelaram ou ajudaram a consagrar, em São Paulo, artistas como Alaíde Costa, Jorge Bem, Zimbo Trio, Elis Regina, que ele apresentou pela primeira vez no rádio brasileiro, além de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Os Cariocas, entre muitos outros.



Curiosamente, ele passou a ser chamado de Picapau apenas após trabalhar como repórter de campo, em transmissões de futebol realizadas pela TV Tupi, quando adotou inclusive, como roupa de trabalho, meias e jaqueta vermelhas com um picapau bordado nas costas.



Jornalista, radialista e produtor musical, Walter Silva – o Picapau, foi o mais popular disc-jóquei de São Paulo e se manteve em sintonia com a transformação da música brasileira durante todo o tempo que atuou no rádio e, posteriormente, também na televisão.



Seu precioso acervo, com gravações raríssimas, hoje pertence ao Instituto Moreira Salles.



Cem anos em 100 programas




100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil






100 anos rádio no Brasil - Arte EBC



Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.



A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.



 


Cultura Rio de Janeiro 16/07/2022 - 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Walter Silva Picapau sábado, 16 Julho, 2022 - 11:01 399:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-07/cem-anos-do-radio-no-brasil-walter-silva-o-picapau
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.