22/09/2022 às 16h19min - Atualizada em 22/09/2022 às 16h19min

Vasco perde mais uma fora de casa e acumula oito derrotas seguidas fora de casa pela primeira vez na História

Com derrota para o Cruzeiro, Cruz-Maltino pode ver adversário igualar pontuação e acirrar a briga na busca pelo acesso à elite do futebol brasileiro

Lance!
Foto: Daniel Ramalho/CRVG
O Vasco vive um drama como visitante na Série B. A derrota para o Cruzeiro na última quarta-feira, que garantiu o acesso do time mineiro para a primeira divisão, foi a oitava consecutiva fora de casa, pior sequência em jogos longe de seus domínios na história do clube. A sete rodadas do fim do campeonato, o clube viu seu desempenho cair consideravelmente nas últimas semanas, queimando a "gordura" dos pontos para o quinto colocado: o cruz-maltino já pode sair do G4 no sábado, caso o Londrina goleie a Ponte Preta por no mínimo cinco gols de diferença.

Nesta temporada, são 13 vitórias, nove empates e nove derrotas — todas estas fora de casa, número que começou a subir na 15ª rodada, quando o Vasco perdeu para o Novorizontino e quebrou a sequência de 14 jogos invictos na Série B. Na época, o time ocupava a vice-liderança do torneio, com 30 pontos, cinco atrás do líder Cruzeiro. Enquanto fez a sua parte em casa, conquistando 35 dos 45 pontos disputados (um aproveitamento de 77,8%), fora de São Januário a situação é dramática: venceu apenas três vezes e empatou quatro, totalizando um aproveitamento de 27,1%, número quase três vezes inferior na comparação.



 
Nem a mudança de treinador foi capaz de reverter a situação: Maurício Souza foi demitido na 20ª rodada, quando o clube começava a perder força após um início animador. O interino Emiliano Faro conseguiu estabilizar o clube, vencendo três jogos, empatando dois e perdendo dois nas sete rodadas em que esteve à frente do Vasco, mas os números ainda não eram suficientes para garantir o acesso. A diretoria convidou então Jorginho para comandar o time nas dez rodadas finais do campeonato.

À frente do cruz-maltino em quatro rodadas, ainda é cedo para julgar o trabalho de Jorginho, que soma três derrotas e um empate. Antes do fim da 31ª rodada, os números indicam esperança, com 53.9% de probabilidade de jogar a Série A no ano que vem, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG. Se quiser aumentar essas chances, o Vasco precisará encontrar a fórmula da vitória longe da torcida, pois tem três jogos fora de casa pela frente (Operário, Sport e Ituano, na última rodada). O time ainda entra em campo mais quatro vezes em São Januário, com um confronto direto com o Londrina na próxima quinta-feira, e depois ainda encara Novorizontino, Criciúma e Sampaio Corrêa.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.