29/05/2024 às 13h23min - Atualizada em 31/05/2024 às 00h00min

Brasileiro de Oceano será na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Yacht Club de Ilhabela receberá as classes ORC, BRA-RGS e Clássicos em julho

FLáVIO PEREZ
https://wevewonit.newsroom.com.br/4384237aa5/brasileiro-de-oceano-sera-na-semana-internacional-de-vela-de-ilhabela.html
Matias Capizzano

O Yacht Club de Ilhabela (YCI) em conjunto com a ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano promovem o Campeonato Brasileiro de Oceano 2024 em paralelo com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento marcado para o período de 20 a 27 de julho.

Considerado a maior regata da América Latina, a SIVI deve reunir mais de 100 barcos em Ilhabela (SP) do Brasil e de países vizinhos. O principal encontro da modalidade no YCI abre com a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, desafio de mais de 50 milhas.

A competição terá barcos das classes ORC, BRA-RGS e Clássicos e as regatas serão concluídas na sexta-feira, um dia antes do término da 51ª edição da SIVI.

''É um campeonato bastante esperado na modalidade e fazer as regatas simultaneamente à Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) aumenta a importância do Brasileiro. Cada regata terá uma pontuação diferente e isso pode resultar em campeões diversos dependendo das pontuações ao longo das provas'', disse Bayard Neto, comodoro da ABVO, que agradeceu também o apoio do Yacht Club de Ilhabela ao receber o Brasileiro de Oceano.

Em 2023, o Brasileiro de Oceano foi em Angra dos Reis (RJ) e os argentinos do Katara e Sandokan fizeram dobradinha levando o título geral na ORC. O melhor do país sede foi o Crioula. 

Já o Brasileiro de BRA-RGS foi também em paralelo com a SIVI e o ganhador foi o Pangea Speed Max Racing. O veleiro Clássico Madrugada foi o vice-campeão e melhor entre os barcos mais antigos na raia.

''A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), que abre as portas do clube para atletas profissionais e amadores. Neste período, os competidores podem enfrentar várias condições de ventos e disputas mais longas e mais curtas. A confraternização é o ponto alto deste encontro, contou Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI e presidente da comissão de regatas.

Inscrições aqui

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
flavio@onboardsports.net


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.