20/06/2024 às 10h19min - Atualizada em 20/06/2024 às 20h00min

Rocha Leão recebe atividades de Educação Oceânica no dia 29

Projeto Iurukuá apresenta universo dos mares para comunidade por meio de atividades lúdicas

Bruno Pirozi
Pirozi Assessoria de Imprensa
Projeto Iurukuá leva informações gratuitas para comunidade. Foto: divulgação
No próximo sábado, 29 de junho, a comunidade de Rocha Leão, em Rio das Ostras (RJ), terá uma manhã especial dedicada à educação oceânica. Das 9h às 12h, ao lado da Praça do Trem, crianças e moradores locais poderão participar de um evento gratuito que visa promover a reflexão sobre os ecossistemas marinhos e as formas de melhorar a saúde dos oceanos e seus habitantes.

O evento é promovido pelo Projeto Iurukuá, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e promete uma programação repleta de atividades dinâmicas e interativas. 

Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a diversidade de tartarugas marinhas brasileiras, especialmente aquelas que ocorrem e desovam em Rio das Ostras. Além disso, serão discutidos os impactos da atividade humana nos ecossistemas marinhos e no meio ambiente, bem como possíveis formas de contribuir para a sua conservação.

Com atividades pensadas para todas as idades, a iniciativa busca envolver toda a comunidade de Rocha Leão, promovendo a educação e a conscientização ambiental de forma inclusiva e acessível. 

O professor Vinícius Albano Araújo, coordenador do projeto, ressalta a importância de conscientizar a comunidade sobre a preservação dos oceanos e seus ecossistemas. 

"O Projeto Iurukuá dissemina a educação oceânica no estado do Rio. No sábado, convidamos a comunidade de Rocha Leão para uma ação coletiva que possa provocar na população um pertencimento e a vontade de contribuir com a preservação dos oceanos. A oficina tem atividades para todas as faixas etárias, com linguagem acessível e inclusiva", explica o professor.

Araújo destaca ainda que o evento é uma oportunidade para compartilhar ideias sobre mudanças de hábitos que podem contribuir para a preservação da natureza. "Uma oportunidade de compartilharmos ideias sobre mudanças de hábitos que podem contribuir com a natureza", afirma.
A atividade faz parte de uma pesquisa científica do projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem-UFRJ). A expectativa é que o evento não só eduque, mas também inspire a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis e a se engajar na preservação dos ecossistemas marinhos.

A atividade está inserida em uma pesquisa científica do projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ) e tem o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
 
SERVIÇO
Evento: Educação Oceânica – Projeto Iurukuá UFRJ-NUPEM
Local: Rua Serafim Bastos – Cidade Beira Mar
Data: 29 de junho (sábado)
Horário: Das 9h às 12h (manhã)
Classificação: Livre

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruno José Machado Pirozi
brunopirozijornal@gmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.