19/07/2024 às 21h31min - Atualizada em 22/07/2024 às 12h00min

Como começar a correr? Treinador de corrida especializado em prevenir lesões mostra o caminho

A corrida de rua não impõe barreiras etárias, podendo ser praticada em qualquer lugar e horário, desde que alguns cuidados específicos

AMANDA MARTINS
Bruno Moraes, educador físico, treinador de corridas e maratonista

A corrida de rua está se tornando uma atividade cada vez mais popular no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), em 2023, foram registradas mais de 150 mil corridas pelo país, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A tendência é que essa prática se intensifique ainda mais em 2024, devido à sua possibilidade de ser praticada por pessoas de todas as idades.

No estado do Pará, estão programadas para ocorrer cerca de 14 corridas ao longo dos próximos meses. Entre os eventos destacados estão o "Desafio dos Guarás", que ocorrerá em Bragança no dia 10 de agosto; a "Corrida Campeão dos Campeões" em Belém no dia 11 de agosto; a "2ª Corrida Capanema Runners" em Capanema no dia 15 de setembro; e o "Circuito OAB Etapa Belém" na capital paraense no dia 1º de dezembro.

Para aqueles que estão dando os primeiros passos, o educador físico, treinador de corrida e maratonista, Bruno Moraes, oferece orientações valiosas sobre como iniciar a corrida do zero e prevenir lesões. Especializado em grupos especiais e prevenção e recuperação de lesões, Moraes enfatiza que a preparação para a corrida deve incluir um treino de força adequado à realidade do atleta, como o principal fator na minimização de lesões.

“O treino de força é essencial para a preparação do corredor, pois ajuda a fortalecer os músculos e reduzir o risco de lesões”, explica o treinador. 

Além disso, Bruno recomenda o uso de roupas leves e um tênis confortável, assim como uma disposição para experimentar o novo esporte e buscar a melhor versão de si. Embora seja possível iniciar na corrida sem uma preparação física prévia, é fundamental começar um treinamento físico para melhorar o desempenho e prevenir lesões.
 

Confira 4 pontos importantes para iniciantes, segundo o educador físico:

  • Ter a orientação de um treinador de corrida, um profissional de educação física;
  • Planejamento alimentar adequado;
  • Preparação física adequada, incluindo treino de força;
  • Apoio familiar, essencial para a dedicação aos treinos.

A corrida de rua não impõe barreiras etárias, podendo ser praticada em qualquer lugar e horário, desde que alguns cuidados específicos sejam observados. “Não há uma idade limitadora para a prática da corrida. O importante é adaptar os treinos às necessidades de cada indivíduo, garantindo assim uma prática segura e saudável”, afirma Bruno.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA GABRIELA MARTINS MAGALHÃES
amanda.martins.jor@gmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.