Julho de 2024 – Em um país que carrega medalhas, troféus e pódios, crianças e jovens com potencial esportivo são obrigados a interromper o sonho de seguir os passos de seus ídolos. A realidade das suas famílias muitas vezes faz com que a corrida desses talentos se encerre antes da linha de chegada, como mostra pesquisa inédita produzida pela Serasa.
No Estado de São Paulo, 6 em cada 10 pais consideram a carreira esportiva profissional aos filhos, mas os gastos aparecem como impeditivos para seguir adiante – para 60%, as despesas com o esporte comprometem até 10% do orçamento.
Nesse cenário, mensalidades, roupas e materiais esportivos estão entre as principais despesas para os responsáveis pelos futuros atletas. No levantamento, 49% dos pais no Estado afirmaram desembolsar até R$300 para as atividades esportivas dos filhos.
O peso no bolso das famílias
De acordo com a pesquisa, 80% dos pais paulistas avaliam que a falta de incentivos públicos são obstáculos para que a carreira tenha sucesso. Para 77%, os valores envolvidos na prática de esportes são considerados e altos e a falta de incentivos privados são citadas por 76% dos respondentes no Estado. Além disso, para metade deles, a prioridade dos filhos deve ser o estudo, deixando de lado o foco no desenvolvimento esportivo.
Ainda, 88% dos entrevistados em São Paulo consideram que a superação de inúmeras dificuldades é um fator inerente à realidade dos atletas brasileiros para alcançar a carreira profissional. Como uma das alternativas para mudar o cenário, 45% entendem que ter acesso a crédito ajudaria os filhos a seguir praticando esportes.
Metodologia
A Serasa e o instituto de pesquisa Opinion Box coletaram respostas de consumidores em todo o Brasil, por meio de 2.016 entrevistas quantitativas online no painel do Opinion Box, em julho de 2024.
Informações à imprensa: serasa@vcrp.com.br
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
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MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
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