Na manhã desta terça-feira (17), o traficante Geonário Fernandes Pereira Moreno, de 41 anos, conhecido como Genaro, foi baleado e morto durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Santa Tereza, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Genaro era um dos chefes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e controlava o tráfico nas favelas da Guacha, em Belford Roxo, e Trio de Ouro, em São João de Meriti.
De acordo com a Polícia Militar, o confronto ocorreu quando Genaro trocou tiros com os agentes do 39º BPM (Belford Roxo). Ele foi atingido e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Na ação, a polícia apreendeu um fuzil em posse do traficante. Genaro era alvo de pelo menos três mandados de prisão em aberto, incluindo acusações de homicídio, organização criminosa e roubo.
Em abril, o Disque Denúncia havia divulgado um cartaz pedindo informações que levassem à prisão de Genaro, que estava envolvido em diversos crimes, incluindo o assassinato de um mototaxista em Nova Iguaçu, em dezembro de 2023. O homicídio foi ordenado por Genaro em retaliação à vítima, que teria transportado um desafeto da facção.
Além do tráfico de drogas, Genaro controlava outras atividades criminosas na região, como o monopólio na venda de gás e água, cobranças ilegais a motoristas de vans e a organização de roubos de cargas no Arco Metropolitano. A morte do líder do TCP é considerada um golpe importante contra a facção na Baixada Fluminense.