18/09/2024 às 14h36min - Atualizada em 18/09/2024 às 14h36min

Macaquinhas resgatadas no Jardim Botânico são devolvidas à natureza

Após tratamento em instituto, primatas foram soltas; suspeita de que filhotes tenham sido roubados leva à prisão de casal.

Vinicius Gandra
Redação
Redação de Internet

As duas macaquinhas resgatadas no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, foram devolvidas à natureza nesta quarta-feira (18), após passarem duas semanas em tratamento no Instituto Vida Livre. Elas foram encontradas dopadas e debilitadas, o que levantou suspeitas de que seus filhotes recém-nascidos tenham sido roubados, pois apresentavam sinais de amamentação.

Os veterinários que cuidaram das primatas realizaram exames e tratamentos para garantir a recuperação completa antes de liberá-las de volta ao seu habitat. A suspeita é que os filhotes tenham sido levados por traficantes de animais, já que o casal responsável pelo crime foi preso em flagrante.

Luan Carlos Siqueira e Sarah Porto Silva, acusados de dopar os animais misturando medicamentos em bananas, foram detidos no local e responderão por crimes de maus-tratos e captura ilegal de animais silvestres, conforme os artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais. As investigações indicam que o casal pode fazer parte de uma rede de tráfico de animais.

A Polícia Civil continuará apurando o caso, e o inquérito será desmembrado para investigar a atuação de uma possível organização criminosa especializada no tráfico de fauna. O comportamento atípico dos macacos, observado por funcionários do parque, foi crucial para o desfecho da ação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.