18/10/2024 às 20h37min - Atualizada em 21/10/2024 às 22h00min

Alunos de Arraial d’Ajuda participam de evento promovido pelo Instituto Brasil Ride

O encontro acontece todos os anos no ginásio municipal e tem como principal objetivo inspirar as crianças tanto na Educação, quanto no Esporte

YGOR RESENDE
www.brasilride.com.br
Os atletas contaram um pouco sobre suas vidas e, ao final foram ‘entrevistados’ pelos alunos (Créditos: Fábio Piva/ Brasil Ride)
A Ultramaratona ainda nem começou, mas o Instituto Brasil Ride já está mudando o ambiente em Arraial d’Ajuda. Dessa vez, foi o encontro no Ginásio Municipal do distrito, sede dos pódios e premiações da Brasil Ride, e contou com a participação dos alunos da Escola Municipal de Arraial d’Ajuda. Ao todo, cerca de 250 estudantes estiveram no local e puderam conhecer um pouco mais sobre a Brasil Ride e ver de perto alguns dos maiores ciclistas do Mundo.

Segundo a CEO do Instituto Brasil Ride, Andrea Roma, o evento faz parte das contrapartidas sociais que o Instituto realiza durante todo o ano. “Em 2023 e 2024, o Instituto Brasil Ride promoveu inclusão e desenvolvimento sustentável com programas esportivos em comunidades carentes, criação de espaços seguros, campanhas de doação e ações ambientais, como mutirões de limpeza e projetos de educação ambiental, beneficiando famílias e reforçando nosso compromisso social. Essa é a nossa forma de estar mais perto da comunidade e de transmitir nossa visão como instituição esportiva. O bem-estar das comunidades onde a Brasil Ride se insere é um ponto importante para o instituto”, argumentou.

Cenário – Responsável por grandes transformações culturais, econômicas e sociais por onde passa, a ultramaratona tem feito seu papel. Segundo o diretor executivo da Brasil Ride, Ary Reis, a cada temporada da Brasil Ride Bahia tem um impacto econômico de cerca de R$13 milhões, que se configuram em empregos temporários diretos e indiretos e a movimentação dentro do distrito.

“São milhares de pessoas que se beneficiam com o turismo e com a competição, seja por ser um grande evento que coloca Arraial d’Ajuda no mapa esportivo e cultural, seja pela renda extra. A Brasil Ride Bahia abre a temporada turística da região e movimenta hotéis, pousadas, bares, restaurantes e a área de entretenimento. Arraial d’Ajuda todo se prepara para a Ultramaratona. E é importante ressaltar que, isso só acontece porque a Brasil Ride e os ciclistas querem estar aqui e fazer parte dessa história”, declarou, afirmando que as parcerias e apoios são balizadores de muitas dessas ações.

Bate-papo – O fundador da Brasil Ride, Mário Roma; o campeão mundial e pentacampeão da Brasil Ride Bahia, Tiago Pereira; o campeão brasileiro de Maratona MTB, Nicolas Machado; a atleta baiana Paula Gallan; e o influencer e ciclista, Zeca Felix; inspiraram muitos dos presentes, com suas histórias de superação e vitória, no pedal e na vida, em um bate-papo animado.

Paula Gallan é ciclista profissional há 8 anos e revelou que a educação e o esporte moldaram seus objetivos. “Além do meu exemplo, que estou aqui superando obstáculos, também o representante do Brasil nas Olimpíadas, Ullan Gazinsky, foi atrás do seu sonho e chegou lá”, ressaltou. Ele e Raiza Gulão, que também já esteve na Brasil Ride, foram os dois representantes brasileiros na categoria MTB.

O ciclista Nicolas Machado falou do esporte como propulsor da sua vida. “Desde muito cedo o ciclismo é presente na minha vida. E para ganhar experiência e chegar nos nossos objetivos é preciso persistir e não parar nos primeiros obstáculos. Comecei em competições locais, no interior de Minas Gerais, depois regionais até chegar nas nacionais. E começaram a me valorizar porque perceberam a minha força de vontade. Aos poucos, fui ganhando experiência, crescendo, desenvolvendo as minhas habilidades e ganhando competições. E decidi que queria realmente seguir como atleta. Não é fácil, mas foi minha virada de chave. Perdi minha mãe muito cedo e sem o esporte teria seguido um outro caminho. O esporte realmente mudou minha vida, abriu portas e me mostrou a resiliência e força de vontade”, declarou, enfatizando que mesmo sendo atleta, não deixou de estudar e hoje é formado em Agronomia.

Entre histórias de alegria e superação, Zeca Félix contou sobre sua trajetória que teve início na pandemia. “A pandemia foi um divisor de águas em minha vida. Por não poder ir a lugares que gostava, como festas e baladas, nem mesmo sair de casa, eu comprei uma bike e comecei a treinar. Hoje sou ciclista e trabalho como influenciador. Minha missão é levar coisas boas, divertidas e interessantes. Como eu fui incentivado, também incentivo que todos venha viver a experiência Brasil Ride. Aqui somos incentivados a ser melhores e nos superar. Aprendi que tudo o que você quiser fazer, com persistência, você consegue”, salientou.

Perguntas – O momento mais esperado foi o de ‘entrevistar’ os campeões, que a partir de sábado enfrentarão os mais de 600 km de distância e 12.000 m de altimetria acumulada e tem como pódio final, este mesmo ginásio, que agora os recebe. Entre palmas e olhares curiosos, diversas perguntas sobre as manobras e marcas preferidas, ídolos no esporte, dicas para quem quer se tornar um ciclista profissional, sonhos, dificuldades enfrentadas, entre outras.

E dessa forma, os gigantes, ensinaram os mais novos a perseguir seus objetivos. Como é o caso de Rafael de Santana Santos, de 14 anos, de Arraial d’Ajuda, que quer se tornar um ciclista profissional. “Achei muito bom esse encontro, foi interessante. Eu e meus amigos temos o sonho de ser profissionais do ciclismo e já estamos treinando para isso. Daqui alguns anos quero participar da Brasil Ride. É a terceira vez que venho e é sempre muito legal”, declarou.

Nathielle França dos Santos, de 13 anos, não quer ser uma ciclista, mas almeja ser grande e se sentiu inspirada para ir além. “Meu sonho é ser uma supermodelo e estar aqui ouvindo os atletas me ajuda também a perseguir esse sonho, sabendo que tantos ciclistas começaram pequenos. Muitos deles nem sonhavam em estar aqui ou nem tinham muitas oportunidades e conseguiram do mesmo jeito. Então me motiva. Eu acho que eu consigo também”, ressaltou.

Kit – Já para os heróis do ciclismo da Ultramaratona, amanhã à tarde é o início do tão esperado encontro com o mar e as montanhas e começa com a entrega dos kits que os acompanhará durante os dias dessa jornada. O dia também é de encontros e reencontros, desses atletas que, uma vez ao ano, decidem deixar suas casas e seus compromissos para fazer parte dessa aventura tão impressionante.  A retirada acontece entre 13h e 18h, na Arena Brasil Ride, na Uíki.

Bradesco apresenta a Brasil Ride Bahia 2024. Patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors,  Kona Bicycles e Unidas – Aluguel de carros, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

As 7 etapas da ultramaratona:
1ª etapa, dia 20/10 – 59 km e 730 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
2ª etapa, dia 21/10 – 126,2 km e 2.190 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 22/10 – 77,8 km e 2.450 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 23/10 - 101,2 km e 2.670 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 24/10 - 137,4 km e 2.155 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis
6ª etapa, dia 25/10 – 19,7 km e 264 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 26/10 - 47 km e 519 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Mais informações da Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):