05/09/2022 às 11h21min - Atualizada em 05/09/2022 às 11h21min

Botafogo vence Fortaleza fora de casa e encerra sequência de cinco jogos sem vitória

Time de Luís Castro venceu por 3 a 1 na Arena Castelão

Botafogo volta a vencer em grande estilo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Ao entrar em campo contra o Fortaleza na tarde deste domingo (4), na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão, o Botafogo via, do outro lado, um time que até aquele momento servia como inspiração. Desde o início do returno do Brasileirão, os cearenses não haviam perdido, enquanto os cariocas ainda não tinham conseguido vencer.

Antes do duelo, o Botafogo sabia que tinha que se espelhar no time de Vojvoda: mesmo depois de um primeiro returno inteiro no Z-4, os adversários mantiveram o técnico e conseguiram uma arrancada que somou quatro vitórias e um empate em cinco rodadas.

O roteiro até aqui parecia definir bem a situação de ambas equipes no campeonato. Mas o Botafogo, ao vencer por 3 a 1, conseguiu inverter os papeis: deixou seu momento complicado no Ceará e agora quer a mesma calmaria que vinha tomando conta do Fortaleza.

Quem olhava a escalação poderia apostar que a solução, àquela altura, era Tiquinho Soares - afinal, ele era arma nova contra o adversário, já que fazia sua estreia no Castelão. O que se viu, porém, foram outros dois reforços tomando conta do jogo: Eduardo e Marçal. E um veterano, Gatito Fernández, que defendeu pênalti e garantiu segurança ao time alvinegro.
 
Destaque-se: o goleiro era o único jogador titular na Série B do ano passado que começou a partida como titular. O restante do time foi inteiramente modificado e montado neste ano por Luís Castro - o que explica, em partes, o fato e o Botafogo patinar até aqui no Brasileirão.

A preocupação principal era transformar em gols o bom desempenho para o Fortaleza. Nas últimas partidas, os cariocas conseguiam entregar momentos efetivos de perigo contra o gol adversário, mas esbarrava em obstáculos na hora de marcar.

Neste domingo, não foi o que aconteceu. Logo no primeiro gol, marcado por Eduardo, foi possível identificar uma das jogadas trabalhadas por Castro nos treinos: lance até a linha de fundo com cruzamento ou passe centralizado. Essa dinâmica parece ter dado mais segurança ao ataque, que chegou, sem vacilar, à área adversária.

A movimentação mais intensa no setor ofensivo também tem a ver com a estratégia utilizada pelo clube para vencer. A disposição era evidente até na saída de bola adversária, quando o Botafogo fazia pressão para recuperar a bola.

 
- Conseguimos controlá-los através de uma ação muito alta do Marçal e criar uma ação coordenada com homens do meio de campo, que eram o Lucas Fernandes e Tchê Tchê, nossos dois volantes, que controlaram a nossa linha. No nosso momento ofensivo sabíamos que teríamos que ter cuidado com o time do Fortaleza porque deixavam dois atacantes na frente e puxavam o contra-ataque - explicou Castro, antes de continuar:
Na 25ª rodada, Luís Castro "começa" uma nova etapa dentro do campeonato, já que agora tem, definitivamente, todas as peças para o restante do ano. E o jogo com o Fortaleza foi promissor, como algumas atuações até aqui já haviam sido. A diferença é que agora o resultado veio, e as famigeradas "boas perspectivas" devem ficar no caminho para, enfim, o Botafogo colher os pontos necessários para fazer um Brasileirão sem tanta turbulência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.