23/06/2022 às 14h00min - Atualizada em 24/06/2022 às 00h00min

Kemune: a cidade de 3,4 mil anos que reapareceu no Iraque devido à seca.

G1 - Ciência e Saúde
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/stories/2022/06/23/kemune-a-cidade-de-34-mil-anos-que-reapareceu-no-iraque-devido-a-seca.ghtml
Há meses o sul do Iraque vem sofrendo com uma seca extrema, o que fez com que ruínas de uma cidade de 3.400 anos emergissem à beira do reservatório.
A arqueóloga alemã Ivana Puljiz, professora da Universidade de Freiburg, reuniu uma equipe de especialistas para documentar o máximo posível do grande sítio. Durante a escavação, os profissionais descobriram grandes edíficios, como uma enorme fortificação, com muros e torres, que cercavam a cidade. 

A descoberta de um grande armazém de vários andares foi particularmente surpreeendente. "Só o tamanho desse edifício mostra que ele deve ter abrigado uma enorme quantidade de mercadorias. Isso sugere que a cidade obtinha sprimentos de uma área circundante." Disse a arqueóloga Ivana Puljiz.
Apesar de estarem submersos há décadas, as paredes e fundações do edifício parecem estar em condições surpreendentemente boas.

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/stories/2022/06/23/kemune-a-cidade-de-34-mil-anos-que-reapareceu-no-iraque-devido-a-seca.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.