28/06/2022 às 15h03min - Atualizada em 30/06/2022 às 16h01min
Cem anos do rádio no Brasil: Paulo Tapajós
Um homem do rádio e da música popular brasileira. Paulo Tapajós foi cantor, compositor, produtor e radialista. Durante a carreira, emprestou seu talento às Rádios Nacional, Tupi e MEC.
Educação/Cultura
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-paulo-tapajos
Um homem do rádio e da música popular brasileira. Paulo Tapajós não apenas fez rádio no Brasil, mas podemos dizer que ele foi um dos que fez o rádio brasileiro. Que deu forma, vida e cor à maneira como o Brasil conheceu o rádio em sua era de ouro.
Paulo Tapajós foi cantor, compositor, produtor e radialista. Sua história com o rádio começa quando ele, ainda bem jovem, com apenas 15 anos, estreou nas ondas da Rádio Sociedade como atração musical, com o trio Irmãos Tapajós, em 1928 em sua trajetória como cantor e compositor, Paulo Tapajós acompanhou e promoveu o desenvolvimento da música urbana brasileira. Como produtor, foi um dos mais importantes nomes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Na Nacional atuou em programas como Um Milhão de Melodias e Quando os Maestros se Encontram. Uma parte dessa história ele lembrou em entrevista à cantora Marlene. Paulo Tapajós também emprestou seu talento à Rádio Tupi, na TV e na Rádio MEC. Na Rádio MEC produziu, junto ao projeto Minerva, séries como nosso Domingo Musical e Histórias de Engambelar.
Cem anos em 100 programas
Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2022-06/cem-anos-do-radio-no-brasil-paulo-tapajos