14/11/2023 às 12h22min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h01min

Quebrando tabus e salvando vidas: a luta pela prevenção do câncer de próstata

Em prol da campanha ‘Novembro Azul’, Dr. João Luiz Schiavini, urologista cooperado da Unimed-Rio, destaca a importância dos exames regulares e cuidados com a saúde

Juliana Sampaio
Imprensa
Banco de Imagem
Neste mês, uma campanha de conscientização toma conta do cenário mundial, trazendo luz à importância da prevenção do câncer de próstata. A iniciativa ‘Novembro Azul’ busca sensibilizar homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde masculina e, em especial, a prevenção deste tipo de câncer.

Em uma entrevista sobre o tema, o urologista cooperado da Unimed-Rio, Dr. João Luiz Schiavini, destacou a relevância da campanha e enfatizou a importância da prevenção para a detecção precoce da doença. "A campanha é uma oportunidade fundamental para conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. A detecção precoce é crucial para o sucesso do tratamento e para aumentar as chances de cura. Ainda há resistência em realizar exames preventivos, e é necessário quebrar esse tabu para garantir uma vida mais saudável e longa", ressaltou o Dr. Schiavini.

O câncer de próstata é um problema de saúde que merece atenção especial. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, apenas em 2023, mais de 68 mil novos casos serão diagnosticados no Brasil. Além disso, a doença é a segunda principal causa de morte por câncer entre homens.

Dr. Schiavini reforça que a prevenção deste tipo de patologia envolve a realização de exames periódicos, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. "Esses exames são fundamentais para a detecção precoce da doença. Recomendo que os homens, a partir dos 50 anos, procurem um urologista para avaliação e, nos afrodescendentes, que possuem casos de histórico familiar de câncer de próstata (nos parentes homens) e de mama e ovário (nas parentes mulheres), esse cuidado deve começar mais cedo, a partir dos 45 anos", aconselha o especialista.

Hábitos Saudáveis

A campanha ‘Novembro Azul’ vai além da conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Ela também busca promover a quebra de estigmas relacionados à saúde masculina, incentivando hábitos de vida saudáveis e o cuidado integral com o corpo. É uma oportunidade para quebrar o silêncio que envolve esse tema e estimular homens a cuidarem melhor de si mesmos. "A prevenção não se resume apenas aos exames médicos. Adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, contribui significativamente para a manutenção da saúde e a prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata", destaca o Dr. Schiavini.

Neste mês dedicado à saúde masculina, a mensagem do Dr. João Luiz Schiavini é clara: "Não deixem para amanhã o cuidado que a saúde exige hoje. A prevenção é a chave para uma vida longa e saudável. Vamos juntos combater o câncer de próstata e promover o bem-estar masculino".

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.