14/11/2023 às 15h23min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h01min

Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão: cuidados com a doença

Enfermeira da Casa de Saúde São José explica a importância da prevenção contra esta condição muito comum em ambientes domiciliares e hospitalares

Larissa Borges Azevedo
Divulgação
Nesta quinta, dia 16 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão, visando conscientizar a população acerca dos cuidados em relação ao surgimento doença. A lesão por pressão, ou úlcera por pressão, é uma condição que afeta principalmente idosos, pacientes com circulação prejudicada, em desnutrição e imobilização. As lesões acontecem sob proeminências ósseas causadas por pressão, fricção, umidade, cisalhamento ou também dispositivos médicos.

A gravidade das lesões por pressão pode variar de acordo com quatro estágios da lesão, o que também vai conduzir o tratamento. “As lesões em fases iniciais podem ser tratadas em ambiente residencial, já as lesões mais avançadas geralmente necessitam de atendimento hospitalar pelos riscos ao paciente. O principal fator adotado, além de uma cobertura adequada, é a mudança de decúbito e redução de área de pressão local”, explica a enfermeira da Casa de Saúde São José, Thaís Gomes.

No ambiente hospitalar é muito comum que haja pacientes acamados, em cadeiras de rodas, em imobilização ou sujeitos a outros fatores de risco para o desenvolvimento de lesões por pressão. Relatório produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre maio de 2019 e abril de 2020, revela mais de 29 mil casos notificados de lesão por pressão no Brasil.

Logo, como afirma a enfermeira da Casa de Saúde São José, é papel dos hospitais atuarem ativamente não só no tratamento dessas lesões, mas, em primeiro lugar, contra seu surgimento. “É fundamental que haja um bom protocolo de prevenção institucional com medidas preventivas instaladas antecipadamente. A Casa de Saúde São José conta com um grupo que acompanha todos os casos, avalia, traça condutas, conversa com familiares, realiza orientações de alta dentre outras atividades”, conclui a especialista.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.