03/07/2024 às 11h26min - Atualizada em 03/07/2024 às 11h26min

Órgão Estadual alvo de suspeitas por destinar R$ 150 milhões para asfalto na Baixada Fluminense

Verbas milionárias da Cedae são direcionadas para 22 obras em São João de Meriti, levantando suspeitas de favorecimento político.

Wellington Freitas (estagiário)
Redação
Reprodução de Internet
O Instituto Rio Metrópole, responsável por grandes intervenções urbanas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está no centro de uma polêmica após aprovar a destinação de R$ 150 milhões para a pavimentação de ruas em municípios da Baixada Fluminense. A cidade de São João de Meriti, onde reside o presidente do instituto, foi a mais beneficiada, com 22 obras aprovadas em apenas um mês.
 

Suspeitas de favorecimento político e irregularidades

Criado em 2018 e vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, o Instituto Rio Metrópole tinha como missão inicial planejar e executar projetos de saneamento, urbanismo e mobilidade urbana. No entanto, uma alteração sancionada pelo governo estadual em 2022, apesar do parecer contrário da Procuradoria Geral do Estado, permitiu que o instituto direcionasse verbas para obras de pavimentação, após receber R$ 145 milhões provenientes da privatização da Cedae.

O deputado Valdecy da Saúde, que possui uma base política forte em São João de Meriti e é pré-candidato à prefeitura da cidade, foi um dos principais defensores dessa mudança. Ele tem utilizado as redes sociais para divulgar as obras como realizações pessoais, o que levanta suspeitas de uso político dos recursos.

Além disso, a forma de licitação das obras tem sido alvo de críticas. Uma das licitações, estimada em R$ 71 milhões, está sob investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) após denúncia da associação das empresas de engenharia do Rio, que apontou prazos curtos e incompatibilidades na modalidade escolhida.

Em resposta à reportagem do RJ2, da TV Globo, o deputado Valdecy negou qualquer uso político das obras, defendendo-as como essenciais para a melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana na Baixada Fluminense. O Instituto Rio Metrópole e o governo estadual não se manifestaram sobre as críticas e investigações.
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