03/07/2024 às 09h59min - Atualizada em 03/07/2024 às 09h59min

Senador Marcos do Val acusa Moraes de manipular eleições em favor de Lula

Parlamentar afirma ter provas, mas não apresenta documentos

Wellington Freitas (estagiário)
Redação
Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou nas redes sociais que possui provas de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, teria manipulado as eleições de 2022 para favorecer o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As acusações de do Val foram publicadas há dois dias na rede social X, antiga Twitter.
 
Até o momento, o parlamentar não apresentou nenhum documento para comprovar suas acusações. A assessoria de Moraes não se manifestou sobre o caso. Em suas postagens, o senador alega que Moraes fez exigências ilegais à plataforma de Elon Musk, buscando detalhes pessoais de usuários que usaram hashtags indesejadas e acesso a dados internos da rede. Segundo do Val, Moraes teria tentado censurar postagens de membros do Congresso Brasileiro e usar as políticas de moderação de conteúdo contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do Val também mencionou um dossiê sobre as supostas violações de Moraes, incluindo a exigência de retirada de redes sociais de influenciadores, prisão de pessoas sem julgamento por postagens e censura de conteúdos específicos sem direito de recurso. Usuários da rede social X reagiram às postagens, variando entre apoio e questionamentos, com um usuário pedindo a publicação das provas para aumentar a credibilidade do senador.

Marcos do Val prestou depoimento quase um ano atrás no inquérito do STF que investiga um suposto plano do ex-presidente Bolsonaro para tentar um golpe após a derrota nas eleições. O senador relatou uma reunião com o ex-deputado Daniel Silveira e Bolsonaro para discutir a gravação do ministro Moraes, com a intenção de invalidar as eleições em um encontro que envolvia figuras de alto escalão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.