25/06/2024 às 10h31min - Atualizada em 25/06/2024 às 10h31min

Joaquim Barbosa: "Lula é omisso e conservador à la carte"

Ex-ministro do STF expressa descontentamento com governo nas redes sociais

Wellington Freitas (estagiário)
Redação
Reprodução de Internet
Joaquim Barbosa, ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou a rede social X (anteriormente conhecido como Twitter) na tarde de segunda-feira, 24, para expressar severas críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa classificou Lula como "omisso", "conservador à la carte" e "incapaz de liderar o país" em diversos aspectos. Importante destacar que o ex-presidente do STF declarou voto em Lula nas eleições de 2022.
 
Críticas à Liderança de Lula
Em sua postagem, Barbosa iniciou afirmando que médicos, advogados e engenheiros são “castas historicamente privilegiadas” que se consideram donas do país e gostam de “ditar normas”. Ele afirmou que o Brasil está "acéfalo" em várias questões sociais e criticou o Congresso, chamando-o de "omisso" e "retrógrado". Barbosa apontou que Lula também adota uma postura omissa, ficando "em cima do muro" em muitas situações e sendo "conservador à la carte". Segundo Barbosa, o presidente não tem utilizado seu poder de liderança para promover avanços importantes, levando o país à "vanguarda do obscurantismo".

As declarações de Barbosa ocorrem após derrotas significativas do governo em temas cruciais, como a rejeição da urgência do projeto de lei que equipara o aborto realizado após 22 semanas ao crime de homicídio, mesmo em casos de estupro, e a derrubada do veto presidencial às saídas temporárias de presos.

Barbosa esteve no STF de 2003 a 2014, presidindo a Corte nos dois últimos anos. Ele foi indicado por Lula ao tribunal e apoiou o petista nas eleições de 2022. Após a vitória de Lula, Barbosa parabenizou o presidente eleito, afirmando que "venceram a democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade".
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.