11/09/2024 às 11h34min - Atualizada em 11/09/2024 às 11h34min

Grupo de baloeiros invade vila na Zona Oeste para recuperar balão caído

Oito homens pularam portão de condomínio para resgatar artefato aceso. Prática é crime e o RJ já registra recorde de queimadas em 2024.

Vinicius Gandra
Redação
Reprodução de Internet

Na noite de segunda-feira (9), um grupo de baloeiros invadiu uma vila de casas na Freguesia, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para recuperar um balão que havia caído aceso sobre um dos imóveis. Câmeras de segurança registraram pelo menos oito homens pulando o portão do condomínio e correndo até o balão, que por pouco não causou um incêndio. Um dos invasores ainda tentou acalmar os moradores durante a ação.

Os moradores da vila ficaram assustados com o episódio. “Foi uma cena de terror. Até entender o que estava acontecendo... muito complicado. E ter balões caindo nas nossas casas é assustador", comentou um dos residentes. Outro destacou a ousadia do grupo ao cometer o crime. Desde 1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime ambiental no Brasil, com penas que variam de 1 a 3 anos de detenção e multa de até R$ 10 mil.

A invasão acontece em um momento crítico para o estado do Rio de Janeiro, que já registrou 760 queimadas desde janeiro, o maior número dos últimos dez anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aumento das queimadas, muitas delas causadas por balões, tem contribuído para piorar a qualidade do ar, que oscila entre moderada e ruim, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Especialistas em saúde e meio ambiente alertam para os riscos associados à poluição e ao tempo seco. O pneumologista Leonardo Pessoa recomenda cuidados redobrados, como ingerir água e evitar atividades ao ar livre em horários de pico de calor. Ele também enfatiza a importância de não queimar lixo ou soltar balões, práticas que podem agravar ainda mais a situação dos incêndios e da poluição no estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.