16/10/2024 às 15h32min - Atualizada em 16/10/2024 às 20h01min

Tráfego pago para quê?

Você sabe para que serve e como deve ser usado o tão famoso tráfego pago?

AS
Comunicação Jaime Bouquard
Nos últimos tempos um termo se tornou recorrente entre os gestores de mídias sociais e estrategistas de marketing em geral, além de todos aqueles que desejam vender ou até mesmo aparecer nas redes sociais – o tráfego pago. Mas, você sabe o que é e quando e como ele realmente é efetivo para profissionais e empresas? De acordo com o estrategista de marketing, Jaime Bouquard, o tráfego pago é um conjunto de estratégias onde há investimento financeiro para atrair visitantes para uma página, um site, começar uma conversa, vender direto, baixar um aplicativo, etc. Ele explica que, diferentemente do tráfego orgânico, você paga para alcançar essa finalidade. As principais plataformas utilizadas são: Google ADS, Facebook ADS, LinkedIn ADS, Instagram, YouTube, TikTok ADS.
O profissional ressalta que o objetivo do tráfego pago é suprir uma necessidade de marketing de um momento específico da marca, como fazer mais vendas ou até mesmo, (e por que não?) atrair mais seguidores. “Eu não vejo problema em ser um tráfego para atração de seguidores em qualquer uma das plataformas, mas acho desnecessário quando isso é simplesmente pela vaidade de ter um número grande de seguidores. Para isso, existem mecanismos de compra de audiência, que podem te custar bem mais barato que o tráfego pago, mas que não é recomendado por se tratarem de pessoas, que nunca comprarão da sua marca e isso é, inclusive, totalmente desestimulado pelas plataformas”
Para Jaime, o diferencial do tráfego vai bem além dessa busca por seguidores, tendo em vista que, através dele é possível realmente selecionar um público que tem potencial de adquirir o seu produto ou serviço em algum momento. E nem sempre é quem visualiza esse conteúdo que efetua a compra ou a contratação, mas a boa e velha indicação a outras pessoas.
Qual o mínimo de investimento necessário em uma campanha para obter resultados de venda? Bom, geralmente quanto mais caro é um produto ou um serviço, mais caro é o lead, porque ele é mais raro de ser encontrado. Por exemplo, não é todo mundo que tem dinheiro para comprar uma Lamborghini, então você precisa encontrar mais pessoas para chegar até a pessoa que tem o potencial para comprar esse carro. Sendo assim, esse valor é muito variável e vai muito de um conjunto de fatores. “No gerenciador de anúncios direto, você consegue colocar R$5,70 diários, é o mínimo que a plataforma deixa você investir. Quando você vai no impulsionar do Instagram, por exemplo, que é algo não tão efetivo quanto o gerenciador de anúncios, você só consegue a partir de R$11,00 por dia, aproximadamente. Você precisa entender quanto tempo você quer colocar para rodar essa campanha, qual que é seu produto, quem é o seu público, entre outras coisas, por isso que um conjunto de estratégias é necessário para que seja feita uma campanha de sucesso efetivo”, detalha Jaime.
Para conseguir maior alcance com menos investimentos, o estrategista dá algumas dicas simples: a primeira, conteúdos bem feitos, e a segunda, análise de dados. É necessário estar sempre analisando o resultado. “Se você não faz essa análise de dados, antes de terminar o prazo da campanha, pode ser que você perca todo o dinheiro que você investiu ali. Por fim, algo de extrema importância é ter profissionais de qualidade e responsabilidade para poder cuidar dessas campanhas”, aconselha ele.
Jaime chama a atenção para o posicionamento de marca. Segundo ele, é o principal fator de influência nos resultados de tráfego pago e no marketing em geral. “O posicionamento de marca é quando você já tem bem definido para você quem ‘você é na fila do pão’, o que você faz, quais são os seus diferenciais. Você sabendo isso e já estando comunicando isso de forma clara para as pessoas, o caminho fica mais tranquilo, porque a sua campanha tem mais chances de emplacar com menor custo”
Para finalizar, o especialista faz questão de afirmar que o tráfego pago é para qualquer tipo de pessoa, qualquer tipo de negócio, mas é necessário que o profissional que esteja pilotando essa máquina potencializadora de resultados seja um profissional muito antenado também com relação às notícias que estão acontecendo, elevando o posicionamento de marca de seus clientes e gerando um resultado muito mais efetivo.
 

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AMANDA MARIA SILVEIRA
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