17/10/2024 às 09h40min - Atualizada em 17/10/2024 às 09h40min

Interpol rejeita incluir acusados de 8 de janeiro na lista de foragidos internacionais

Organização Internacional de Polícia Criminal nega pedido de inclusão de presos no alerta de difusão vermelha, após fuga de envolvidos nos ataques

Gil Coutinho
Redação
Reprodução de Internet

A Interpol recusou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de incluir na lista de difusão vermelha os foragidos que participaram dos atos de vandalismo em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. A solicitação foi feita depois que diversos condenados quebraram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram para o exterior, em meio às investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações divulgadas, ao menos 51 pessoas envolvidas nos ataques aos Três Poderes estão com mandados de prisão em aberto, e alguns já cruzaram as fronteiras do Brasil, com destinos principais sendo Argentina e Uruguai. O pedido de inclusão na lista vermelha buscava garantir que esses indivíduos fossem localizados e presos pelas autoridades internacionais.

A lista de difusão vermelha da Interpol permite que foragidos sejam capturados em outros países onde possam estar escondidos. No entanto, a decisão de não incluir os acusados, até o momento, frustra as tentativas do governo brasileiro de recapturá-los. Um dos casos mais conhecidos é o de Luiz Fernandes Venâncio, que fugiu para a Argentina e chegou a publicar vídeos em frente à Casa Rosada.

A PGR continuará buscando formas de garantir que os fugitivos respondam por seus crimes no Brasil, mas o impasse com a Interpol adiciona mais um desafio à tentativa de resolução do caso dos ataques de 8 de janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.