16/10/2024 às 16h31min - Atualizada em 16/10/2024 às 20h01min

Seagems é reconhecida pela Petrobras em premiação que elege melhores inovações em tecnologia submarina

A final da premiação contou com quatro projetos, sendo três da Seagems. Entre eles, o premiado foi o Above Worktable Centralizer, equipamento que automatiza manobras offshore, trazendo maior segurança aos empregados

KATHARINA LAENDER
Seagems
Seagems

Rio de Janeiro, outubro de 2024 – Seagemsempresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, acaba de ser reconhecida na edição 2024 do Prêmio Petrobras de Incorporação de Tecnologias nas Instalações Submarinas. Na etapa final da premiação, concorreram quatro projetos, sendo três da Seagems. A tecnologia premiada foi a “Above Worktable Centralizer”, que consiste em um braço robótico capaz de realizar manobras de centralização de dutos flexíveis na mesa de trabalho, reduzindo a exposição dos empregos e melhorando a ergonomia durante a atividade. 

O objetivo desta inovação é automatizar a operação de centralização de dutos flexíveis na mesa de trabalho do PLSV, embarcação voltada ao lançamento e recolhimento de dutos, utilizada para conectar poços e Unidades Estacionárias de Produção (UEP) aos sistemas de extração de petróleo. Com a tecnologia desenvolvida pela empresa, é possível reduzir a exposição dos empregados a eventuais riscos, diminuir a utilização dos guinchos auxiliares e a quantidade de cabos tensionados na mesa de trabalho, além de garantir maior ergonomia aos colaboradores durante a operação. 

Entre as especificações da Petrobras para participação na premiação, um dos principais critérios era o Potencial de Prevenção de Acidentes (PPA). O prêmio foi entregue à equipe de Engenharia e Operações em cerimônia realizada no Rio de Janeiro no dia 10 de outubro. “A inovação está no DNA da Seagems, que busca crescer de forma colaborativa e incorporando soluções que garantam a segurança das pessoas envolvidas em nossas operações, em especial nas atividades offshore, quando os riscos são maiores. Somos uma equipe dedicada e comprometida a entregar o melhor para nossos clientes. Somos movidos a desafios e fico muito feliz de ver o reconhecimento da Petrobras nesses projetos que concorremos. A confiança da Petrobras em nosso trabalho reforça o compromisso que temos de zelar por operações eficientes e reitera que estamos na direção certa, rumo a uma empresa cada vez mais inovadora e segura”, afirma Alexandro Pereira, Engenheiro Líder de Operações na Seagems. 

Além da tecnologia vencedora, outra solução finalista da Seagems foi a “Ferramenta de Clamp”, responsável pela recuperação de dutos flexíveis sem cabeça de tração ou cortados, operada de forma remota via ROV. Já a “Mesa de Tombamento de Módulo de Conexão Vertical (MCV)”, inovação que também ficou entre as selecionadas para a final, é utilizada na operação de conexão do MCV ao duto flexível, trazendo maior segurança operacional e reduzindo a exposição de colaboradores.  

Sobre a Seagems

Especializada em soluções práticas em engenharia submarina, a Seagems atua sobre e sob os mares, trazendo soluções às mais diversas demandas offshore da indústria de energia. Atualmente sua frota é composta por seis navios equipados com 12 veículos submarinos controlados remotamente (ROV). A empresa marca presença nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena. É 100% brasileira e parte de uma joint venture entre duas multinacionais com importância ímpar nos seus mercados: a Sapura Energy Behard e a Paratus Energy Services Ltd.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KATHARINA LAENDER DE PAULA
klaender@tramaweb.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.