07/12/2022 às 11h17min - Atualizada em 07/12/2022 às 12h00min
Afegãos com covid-19 são encaminhados para abrigo em São Paulo
Os refugiados seguem acompanhados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Até o momento, nenhum outro caso foi identificado, informou a Secretaria de Saúde.
Ciência e Saúde
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-12/afegaos-com-covid-19-sao-encaminhados-para-abrigo-em-sao-paulo
Logo Agência Brasil
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que os dois refugiados afegãos, que estavam em isolamento em uma unidade de saúde de Guarulhos
diagnosticados com covid-19, foram transferidos a um abrigo do município e seguem acompanhados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Até o momento, nenhum outro caso foi identificado, informou a secretaria.
Os dois imigrantes afegãos, uma senhora de 64 anos de idade e um homem de 21 anos de idade, foram diagnosticados com covid-19 no domingo (4) na Unidade de Pronto Atendimento a Saúde (UPA) Cumbica, em Guarulhos. Ambos estavam assintomáticos e passaram por uma triagem por conta de outros problemas de saúde.
Notícias relacionadas:
Os refugiados estavam acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde aguardavam vagas em abrigos em São Paulo. Os dois afegãos ficaram em isolamento na UPA Cumbica, enquanto aguardavam vaga em abrigos.
O Afeganistão está enfrentando resistências de grupos desde o ano passado quando o os Talibã retomaram o controle do país. O governo brasileiro, desde setembro de 2021, concede visto para fins de acolhida humanitária para pessoas afetadas pela situação no Afeganistão.
A maioria dos voos internacionais chega ao Brasil por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Os afegãos que chegam ao Brasil e não têm recursos são encaminhados para centros de acolhimento. No entanto, as vagas nesses espaços são insuficientes e os afegãos passaram a se aglomerar no aeroporto desde agosto.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-12/afegaos-com-covid-19-sao-encaminhados-para-abrigo-em-sao-paulo