12/01/2024 às 14h32min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h01min

Cannabis medicinal é aliada no controle das náuseas para pacientes oncológicos

Clínica Gravital
Divulgação - Clínica Gravital.
Os benefícios terapêuticos da cannabis medicinal cada vez mais se evidenciam através de pesquisas e estudos científicos. Um deles, conduzido por pesquisadores da Universidade do Novo México, revelou que a cannabis demonstrou ser eficaz no alívio de sintomas de náusea - 96% dos participantes relataram melhora, reduzindo a gravidade do sintoma em quase quatro pontos em uma escala de 0 a 10 em apenas uma hora após a utilização.

Igor Cogo, médico da Gravital do Rio de Janeiro, clínica focada em tratamentos à base de cannabis, explica que o responsável por esse efeito antiemético é o delta-9-Tetrahidrocanabinol (THC). "As náuseas e vômitos induzidos principalmente por quimioterapia são desencadeados por uma infinidade de receptores para neurotransmissores, como dopamina, serotonina, substância P e principalmente o receptor CB1", diz ele. A ativação dos receptores CB1 por substâncias canabinoides, por exemplo, são capazes inclusive de modular uma série de funções gastrointestinais. Por conta disso, a cannabis surge como uma alternativa terapêutica não somente no tratamento de náuseas e vômitos, mas também de doenças intestinais inflamatórias e funcionais”.

Tratamento de pacientes oncológicos

A náusea é um sintoma comumente visto em pacientes oncológicos, sendo um efeito colateral da quimioterapia e radioterapia. De acordo com o médico, essa é uma queixa bastante relatada em consultório e que tem tido bons resultados no tratamento com cannabis medicinal.  "Pacientes portadores de câncer pancreático em vigência de quimioterapia em uso de extrato rico em THC têm tido resposta satisfatória tanto para analgesia, como efeito antiemético devido à quimioterapia", relata.

Ainda segundo o médico, as formas de administração da cannabis mais indicadas nesse tratamento são a inalada, a comestível e a sublingual. Ele acrescenta que, além do efeito antiemético, os pacientes em uso ainda poderão se beneficiar de outras formas. "O uso contínuo nos levará a uma série de benefícios, como analgesia, redução de ansiedade, assim como trará efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes", finaliza.

Sobre a Gravital

Fundada no Rio de Janeiro em 2019, a Gravital é a primeira clínica focada em terapias à base de cannabis do Brasil. Possui hoje seis unidades no País: Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Natal (RN). Oferece consultas presenciais e a distância, através de telemedicina. Com uma equipe multidisciplinar, atende pacientes em tratamentos de condições clínicas como insônia, doenças autoimunes, dores crônicas, fibromialgia, enxaqueca, autismo, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, entre outras. Quase 8 mil consultas já foram realizadas pela rede, que tem mais de 40 médicos e mais de 12 especialidades diferentes. Possui também o Clube Gravital, primeiro serviço de saúde por assinatura focado em terapia à base de cannabis no Brasil.


SERVIÇO
Para conhecer mais sobre a Gravital, visite o site: www.clinicagravital.com.br
Contatos para público: Fone: 0800 591 7788
WhatsApp: (21) 95901-7011
Contatos para imprensa
OS2 Comunicação
Jornalista responsável: Thaís da Silveira
Contato: Juliana Cuani
juliana.cuani@os2comunicacao.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.