27/11/2023 às 11h22min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h00min

Cirurgia Robótica é opção segura e eficaz no tratamento do câncer de próstata

Segundo câncer mais incidente em homens pode ser combatido com auxílio da tecnologia, explica Urologista da Casa de Saúde São José

Larissa Borges Azevedo
Divulgação
Atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata soma mais de 70 mil novos casos, por ano, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além de extremamente incidente, a doença também tem um alto grau de fatalidade: segundo o INCA, por dia, 44 homens morreram no Brasil devido ao câncer de próstata, em 2021.

O Novembro Azul, mês de conscientização e cuidado da doença, pretende desmitificar os exames de rastreio e estimular os homens a fazerem avaliações anuais – com consulta ao urologista, teste de dosagem do PSA no sangue e o exame de toque retal. A recomendação é que todos os homens com mais de 45 anos façam os exames preventivos do câncer de próstata, sendo que aqueles que tem histórico familiar da doença devem começar antes.

“Ter um familiar de primeiro grau com câncer de próstata, principalmente se esse parente tiver apresentado o câncer antes dos 60 anos, pode aumentar em até seis vezes a chance da pessoa ter câncer quando comparado com quem não possui esse histórico”, explica o urologista e cirurgião da Casa de Saúde São José, Dr. Raphael Feres. Obesidade, diabetes, hipertensão e tabagismo também são fatores de risco associados à doença.

Em seu início, o câncer de próstata é assintomático, mas dificuldade para urinar, sangue ao urinar ou ejacular, insuficiência renal e dor óssea podem indicar a manifestação da doença. No entanto, como esses sintomas demoram a se manifestar, o mais importante é realizar os exames de detecção precoce, como explica o Dr. Feres: “O diagnóstico precoce é fundamental quando se pensa em cura de câncer de próstata. Ao ser diagnosticado em fase inicial, a sobrevida em cinco anos é acima de 99%”.

Em relação ao tratamento da doença, tudo depende do acompanhamento médico e do que é mais apropriado para cada caso. Para os pacientes com o câncer localizado na próstata é indicada a prostatectomia radical, procedimento que retira o órgão e as vesículas seminais, porém, para pacientes idosos ou com comorbidades, a radioterapia também pode ser indicada. Em caso de metástase, o tratamento é direcionado à hormonioterapia ou quimioterapia.

No entanto, nos últimos anos, os avanços tecnológicos e científicos permitiram que a cirurgia robótica se tornasse uma das opções mais seguras, precisas e eficazes disponíveis. No caso do câncer de próstata, a cirurgia robótica pode ser responsável por uma retirada da próstata menos invasiva, com menor tempo de recuperação e riscos. “Isso proporciona um melhor resultado funcional com a preservação da função erétil e menor índice de incontinência urinária no pós-operatório. Além disso, o tempo de internação, tempo de uso de sonda e convalescença pós-operatório são mais curtos”, conclui o médico da Casa de Saúde São José.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.