03/07/2024 às 17h23min - Atualizada em 03/07/2024 às 17h23min

Prepare o bolso: Conta de energia fica mais cara em julho

Previsão de redução de chuvas e aumento do consumo são os principais motivos para a mudança

Wellington Freitas (estagiário)
Redação
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira amarela será aplicada às contas de energia elétrica em julho, resultando em um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos. Em média, uma residência brasileira consome entre 150 kW/h e 200 kW/h por mês.

De acordo com a Aneel, a decisão de acionar a bandeira amarela se deve a dois fatores principais: a previsão de chuvas 50% abaixo da média para o restante do ano e a expectativa de aumento do consumo de energia, motivada por temperaturas acima da média. A última vez que essa bandeira foi acionada foi em abril de 2022.

A escassez de chuvas afeta diretamente as usinas hidrelétricas, que são responsáveis por mais de 60% da geração de energia no Brasil. Com menor disponibilidade de água, é necessário recorrer às usinas termelétricas, que têm um custo operacional mais elevado e são mais poluentes devido à queima de combustíveis fósseis.

O sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela Aneel em 2015, tem como objetivo sinalizar o custo real da energia gerada, considerando fatores como o risco hidrológico e o preço da energia. A bandeira verde indica menor custo, enquanto as bandeiras amarela e vermelha (em dois patamares) indicam custos mais elevados, conforme as condições de geração de energia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.