Na manhã desta quinta-feira (29), voos das companhias Gol e Azul foram cancelados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido a interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). O problema técnico impactou as operações de várias aeronaves, gerando transtornos para os passageiros. Além dos cancelamentos, a companhia aérea Latam também enfrentou atrasos em suas decolagens.
A Gol informou que cancelou voos com origem ou destino em Guarulhos por conta da falha no GPS, sem divulgar o número exato de voos afetados. A companhia garantiu que todos os clientes impactados estão sendo reacomodados em outras viagens, com foco prioritário na segurança. A Azul, por sua vez, confirmou o cancelamento dos voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e AD4157 (Cuiabá-Guarulhos) e destacou que todos os passageiros estão recebendo a assistência prevista pelas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Latam informou que, embora suas operações já estejam normalizadas, alguns voos sofreram atrasos durante a manhã. A empresa enfatizou que o problema técnico no aeroporto de Guarulhos estava fora de seu controle. A concessionária GRU, responsável pelo aeroporto, esclareceu que o sistema de navegação GNSS, específico para aeronaves, enfrentou intermitências, o que resultou em atrasos pontuais nas decolagens.
Equipes técnicas estão trabalhando para identificar e resolver o problema, e os planos de contingência foram ativados para minimizar o impacto nas operações. O Aeroporto Internacional de São Paulo, um dos mais movimentados do país, segue com os sistemas de navegação aérea e do terminal operando normalmente, segundo informações da GRU.