29/08/2024 às 17h22min - Atualizada em 29/08/2024 às 17h22min
PM apreende 80kg de drogas em escola e Clínica da Família no Complexo da Maré
Operação do Batalhão de Ações com Cães resulta na apreensão de drogas escondidas em estruturas de uma escola e unidade de saúde. Essa é a segunda vez em uma semana que entorpecentes são encontrados em instituições educacionais na região.
Policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam nesta quinta-feira (29) 80 kg de drogas na Escola Municipal Lino Martins da Silva e na Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, localizadas na Comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação foi liderada pelos cães Kabhib e Artemis, que detectaram os entorpecentes escondidos em vigas de telhados e vãos nas paredes dessas unidades.
Além das drogas, os policiais também encontraram um fuzil e três carregadores na comunidade. A operação faz parte de uma série de ações integradas que, nos últimos onze dias, resultaram na apreensão de cerca de quatro toneladas de entorpecentes no Complexo da Maré. A presença de drogas em escolas tem sido uma preocupação crescente; essa foi a segunda vez em menos de uma semana que substâncias ilícitas foram encontradas em unidades educacionais da região.
No último fim de semana, uma tonelada de maconha foi apreendida na Escola Municipal Maria Amélia Castro Belford, também no Complexo da Maré. O material, avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão, foi descoberto após cadelas do BAC detectarem o odor característico do lado de fora da escola. A Secretaria Municipal de Educação condenou o uso de um espaço educacional como esconderijo de drogas, destacando que a escola estava fechada e sem funcionários no momento da apreensão.
As operações na Maré levaram ao fechamento de 26 escolas na última semana e nesta, em função das ações da Polícia Civil e da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio. O objetivo dessas operações é combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, que tem financiado a construção de diversos prédios na região. A Polícia Militar e demais autoridades seguem em alerta para impedir a continuidade dessas práticas criminosas.