28/07/2022 às 11h42min - Atualizada em 28/07/2022 às 11h42min

Itaperuna, RJ, confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Paciente está isolado em casa e se recupera bem, segundo a Prefeitura.

Por Bruno Grubertt e Felipe Freire, Bom Dia Rio
Foto: Reprodução/Montagem iG 25.5.2022
O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado nesta quarta-feira (27) em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O Estado do Rio tem 117 casos confirmados da doença.

Segundo a Prefeitura, o paciente é um homem que esteve recentemente em viagem. A idade dele não foi informada. Ele não precisou de internação e se recupera bem.

De acordo com o Dr. Frederico Reis Bastos, urologista do município, o paciente tomou uma série de cuidados.

“O paciente super bem orientado, chegou aqui com essa suspeita e ele mesmo teve o cuidado de evitar contato, cuidado de zelo, de tudo; e a partir do momento que ele percebeu, que o parceiro tinha tido lesões de pele na cidade de origem, procurou por ajuda médica. O nível de consciência do paciente foi altíssimo, o cuidado que ele teve foi altíssimo também”, disse.

O paciente está isolado em casa. De acordo com a Prefeitura, ele está na fase final da doença, na terceira semana.

 

“As lesões já saíram das crostas para cicatrizes, então é a hora que ele para de transmitir. O período de transmissão da doença ocorre quando existe a lesão ativa na pele. E o contato não é a única forma de transmissão. A transmissão acontece através de secreções corporais, isso ocorre através do suor, roupa de cama íntima; o paciente quando é isolado precisa ter o cuidado com a própria roupa. É uma doença que se dissemina pelo contato, e também existe contaminação respiratória em menor número; e para haver uma contaminação respiratória, requer que exista um contato prolongado com o doente no mesmo ambiente”, complementa o médico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.