11/08/2022 às 16h56min - Atualizada em 11/08/2022 às 16h56min

Ciclone extratropical chega ao Rio com ventos de quase 100 km/h e ondas de até 4 metros

Árvores caíram em diversos pontos da cidade. Há chance de chuva forte ao longo desta quinta (11).

Por Elza Gimenez e Luciana Osório, Bom Dia Rio
Queda de árvore na Zona Sul do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Um ciclone extratropical chegou fazendo estragos no Rio. De acordo com o Centro de Operações, a força do vento derrubou 20 árvores nas últimas 12 horas. A ventania também arrancou portões e provoca uma forte ressaca no mar na manhã desta quinta-feira (11). O vento chegou a 93,6 km/h no Forte de Copacabana, e a previsão é que ultrapassem 100km/h ao longo do dia.

No fim da manhã, a queda de uma árvore interditava a Rua das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Em Copacabana uma árvore caiu em cima sobre um carro na Rua Souza Lima, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros foram acionados para desobstruir a via.

As temperaturas estavam altas no Rio e, com a chegada da frente fria, o ar quente se encontrou com a massa de ar frio, provocando a ventania.

Em Ipanema, muitos galhos de árvore caíram nas ruas. Na Avenida Vieira Souto, um sinal luminoso caiu em cima de um motoboy.

"Estava vindo devagarzinho e o sinal caiu e pegou em mim, mano. Pô, sinistro. Vou ter de ir ao (Hospital) Miguel Couto, meu pé está sangrando", conto o motoboy Alexandre Magalhães.

  
 
Em São Conrado, pelo menos duas árvores caíram atravessadas na Rua Engenheiro Armandino de Carvalho. Veículos ficaram somente com uma faixa liberada para a circulação. Árvores também caíram na Autoestrada Lagoa-Barra.

Vento muito forte
  • Forte de Copacabana (93,6 km/h)
  • Marambaia (84,2 km/h)
Vento Forte
  • Vidigal (63,3km/h)
  • Guaratiba (62,4 km/h)
  • Vila Militar (56,9 km/h)

Vento moderado
  • Aeroporto Santos Dumont (62,9 km/h)


Houve queda de árvores também na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. Mas não há registro de veículos atingidos ou de pessoas feridas.

O vento derrubou um portão de alumínio de um prédio na Rua General Ivan Raposo, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O edifício é vizinho à Delegacia de Homicídios da Capital (DH). O zelador João contou que ouviu um barulho forte de madrugada. Imagens de câmeras de segurança mostraram que o portão foi arrancado pelo vento às 4h03.

A Marinha emitiu alerta de ressaca para toda a orla do Rio. As ondas podem chegar a 4m de altura. O alerta foi dado na manhã de quarta-feira (10) e vai até as 21h de sexta-feira (12).

Segundo a Light, trechos de ruas do Recreio dos Bandeirantes e de Campo Grande, na Zona Oeste, estão sem energia elétrica.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a cidade está em estágio de mobilização desde às 0h40 de quarta-feira (10). . Este é segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto no Rio.

A previsão do tempo para esta quinta-feira é de céu predominantemente nublado, com chuvisco ou chuva fraca isolada a qualquer momento. As temperaturas estarão em declínio, com mínima de 16°C e máxima de 25°C.





Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/08/11/ciclone-extratropical-chega-com-ventos-de-quase-94kmh-no-forte-de-copacabana-na-zona-sul-do-rio.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.