12/09/2022 às 15h03min - Atualizada em 12/09/2022 às 15h03min

CET-Rio instalou 367 novos radares em vias da cidade só este ano

EXTRA!
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Os motoristas que transitam pelas ruas do Rio já devem ter percebido o surgimento de equipamentos novos de fiscalização eletrônica de trânsito em diferentes pontos da cidade. Dados obtidos pelo GLOBO, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que somente este ano, entre janeiro e o começo de julho, foram instalados 367 aparelhos em 199 pistas de 122 diferentes pontos de vias do município

Há casos em que um mesmo ponto de determinada via é fiscalizado eletronicamente em diferentes pistas, onde um mesmo radar pode flagrar as infrações cometidas nos dois sentidos, como acontece na Avenida Salvador Allende, na altura da estação Olof Palme, no Recreio dos Bandeirantes. O mesmo ocorre na Avenida Lúcio Costa, no mesmo bairro, que é o segundo em número de equipamentos em operação na cidade. São 140, contra o campeão Barra da Tijuca, com 258. Depois deles, aparecem Centro (121) e Copacabana (108).

Os aparelhos novos representam 20% do total de radares de fiscalização instalados em toda a cidade (1.826) em 989 pontos. Para efeito de comparação, em 2021 foram instalados 31 equipamentos; em 2020, a prefeitura botou em funcionamento 80. Somente neste ano, a Barra ganhou 101 (27% do total). Jacarepaguá aparece em segundo lugar, com 38, seguido por Taquara (37), Campo Grande (18) e Lagoa (16).

Razões técnicasA CET-Rio informou que 10% dos equipamentos instalados desde o início de 2021 são novos ou reposicionados próximos aos que já existiam. As mudanças se deram por razões técnicas. Os demais são substituições previstas em contrato. Ainda segundo o órgão, a maior quantidade de pontos instalados em bairros como Barra da Tijuca e Jacarepaguá se refere à fiscalização na área de abrangência dos corredores de BRT. Os demais se referem, principalmente, a lombadas eletrônicas e radares de velocidade e avanço de sinal..

A percepção de alguns motoristas é a de que há radares demais. Moradora de Jacarepaguá, Bruna de Albuquerque percebeu que surgiu um radar onde não havia equipamento desse tipo, na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes. O aparelho, segundo ela, foi sinalizado somente dias depois, com uma “placa pequena”.

— O radar é novo, mas já existia o sinal para pedestres. A meu ver não há necessidade porque alguns metros atrás já tem um de velocidade e mais à frente também tem outro.

Especialista em violência no trânsito e integrante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Roberta Torres considera que os radares são um importante equipamento para evitar que os motoristas ultrapassem a velocidade, mas ela não os vê como único instrumento capaz de ajudar a reduzir as infrações.

"Não é educar o motorista apenas por meio de campanhas, mas também nas escolas" aponta Roberta, acrescentando que o Brasil gasta por ano R$ 56 bilhões com acidentes de trânsito, volume que poderia ser reduzido com investimentos em Educação.






Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/cet-rio-instalou-367-novos-radares-em-vias-da-cidade-so-este-ano-25571320.html

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.