07/10/2022 às 17h56min - Atualizada em 07/10/2022 às 17h56min

Dia dos Povos Indígenas tem sua 10ª edição no Parque Laje, na Zona Sul do rio

Representantes de vários povos vão promover uma feira cultural com rituais culturais de canto, dança e pintura corporal. Evento para toda a família tem entrada franca.

Por Alba Valéria Mendonça, g1 Rio
Parque Lage, no Jardim Botânico, sedia neste fim de semana a 10ª Edição do Dia dos Povos Indígenas — Foto: Divulgação
Neste fim de semana, acontece a 10ª edição do Dia dos Povos Indígenas, no Parque Lage, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. É um evento gratuito da Associação Indígena Aldeia Maracanã (Aiam), que será retomado após dois anos de pandemia, neste sábado (8) e domingo (9).

Estão confirmadas as presenças de representantes dos povos Guarani, Pataxó, Puri, Fulni-ô, Tukano, Kaingang, Guajajara, Ashaninka, Tikuna, Tupinambá, Arapium, Baniwa, Kamayurá, Kayapó, Mehinako, Yawalapiti, Kariri-Xocó, Xavante, Karajá, Potiguara, Sateré Mawé, Bororo, Kadiwéu, Kambeba, Ananbé, Goitacá e Canela.

No evento, representantes de diversos povos indígenas vão entoar seus cânticos e danças, promover debates, expor e vender artesanato tradicional, além de fazer pintura corporal, em uma grande feira intercultural indígena.

Uma oportunidade de lazer cultural para o público carioca aproveitar em família e também para os visitantes do Rio que estarão na cidade.

Além dos rituais, o evento conta com outras atrações, como um desfile de moda sustentável com estilistas indígenas, além de rodas de contação de histórias, visando a valorização da cultura ancestral, proporcionando uma oportunidade de encontro e troca de saberes entre os povos.

A programação inclui ainda a palestra de Fernanda Kaingang, primeira advogada indígena do Sul do Brasil e do povo Kaingang, sobre “Direitos indígenas: retrocessos e desafios contemporâneos” no sábado.

No domingo, uma segunda palestra realizada pelo jornalista e escritor Rafael Freitas da Silva, sobre seus livros “O Rio antes do Rio” e o recém-lançado “Araribóia”.

A 10ª edição do Dia dos Povos Indígenas tem o apoio cultural da Escola de Artes Visuais (EAV) e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e patrocínio da Farm.

Serviço
  • Dias: 8 (sábado) e 9 (domingo)
  • Horário: das 9h às 17h
  • Local: Parque Lage (R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico)
  • Entrada: gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.