29/06/2022 às 15h04min - Atualizada em 29/06/2022 às 15h04min
Termina nesta quinta (30) prazo para alistamento militar obrigatório em Quissamã, RJ
Jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2022, devem fazer o alistamento militar. Após esse prazo, o dever do alistamento continua, mas deverá pagar multa pelo atraso.
Termina nesta quinta (30) prazo para alistamento militar obrigatório em Quissamã, RJ — Foto: Prefeitura
Termina nesta quinta-feira (30) prazo para alistamento militar obrigatório em Quissamã, no Norte Fluminense. Jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2022, devem fazer o alistamento militar. Após esse prazo, o dever do alistamento continua, mas deverá pagar multa pelo atraso.
A obrigatoriedade do alistamento para prestar o serviço militar no Exército, Marinha ou Aeronáutica é prevista em lei. O alistamento é destinado à formação de reservista de primeira ou segunda categoria.
O alistamento pode ser feito de forma online, por meio do portal da Diretoria Militar ou presencial, na Junta de Serviço Militar de Quissamã. É necessário identidade, CPF e comprovante de residência.
A Junta de Serviço Militar é vinculada à Secretaria Municipal de Governo. O atendimento é feito em sala anexa à Casa do Empreendedor, na Avenida Barão de Vila Franca, 292, Centro, de segunda a sexta, de 8h às 11h30.
Quem não se alistar está sujeito à multa e fica impossibilitado de tirar passaporte, título de eleitor e carteira de trabalho, de se inscrever em concurso público e assumir cargo público. Após o cadastro e pagamento das taxas, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar.