29/06/2022 às 15h38min - Atualizada em 29/06/2022 às 15h38min

Cabo Frio e São Pedro da Aldeia terão programação pelo Dia de São Pedro

Em São Pedro da Aldeia, programação será aberta nesta quarta (29) com alvorada festiva às 6h, seguida de missas, procissão marítima e terrestre, além de festa com barraquinhas. Em Cabo Frio, evento segue até domingo com missas e atrações musicais.

Por g1 — Cabo Frio
As cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, estão com extensa programação religiosa para celebrar o Dia de São Pedro, comemorado nesta quarta-feira (29).

Em São Pedro da Aldeia, que tem o santo como padroeiro da cidade, a programação ocorrerá ao longo desta quarta. Já em Cabo Frio, que também comemora o Dia de São Paulo, terá celebração na quarta, sexta (1º), sábado (2) e domingo (3).

Programação em São Pedro da Aldeia

Em São Pedro da Aldeia, a celebração, nesta quarta, começa às 6h com alvorada festiva. Às 8h e 10h terá a celebração da Santa Missa na igreja Matriz Histórica, localizada na Praça Agenor Santos, no centro da cidade. Já às 16h, está prevista a tradicional procissão marítima, saindo da Capela de São Pedro, no Porto da Aldeia, em direção ao píer central da Praça Hermógenes Freire da Costa. Vão participar os barcos que já estão devidamente cadastrados.

Do píer, a imagem de São Pedro seguirá em procissão terrestre até a Matriz Histórica de São Pedro, onde será realizada a missa às 18h, que comemora também o aniversário de ordenação de sacerdotal do Padre Nelson.

À noite, a população vai poder aproveitar as comidas típicas disponíveis nas barraquinhas em frente à Igreja Matriz.

No município de São Pedro da Aldeia, o dia do padroeiro é feriado municipal, de acordo com a Lei Nº 270/85.

O que terá sem São Pedro da Aldeia

Quarta-feira (29)
  • 6h – Alvorada festiva
  • 8h - Santa Missa
  • 10h – Santa Missa
  • 16h – Procissão Marítima
  • 17h15 - Procissão terrestre
  • 18h - Santa Missa
  • 19h - Barraquinhas com petiscos e música ambiente
Programação em Cabo Frio

Já em Cabo Frio, a celebração pelo Dia de São Pedro e São Paulo vai ocorrer na comunidade católica do bairro Aquarius, em Tamoios, distrito da cidade.

Segundo a Prefeitura, que apoia o evento, a festa religiosa e cultural é de grande relevância para o fomento ao turismo religioso. As atividades começam nesta quarta-feira (29), com missa e procissão, e vão até o fim de semana com programação festiva.

Nesta quarta, a missa ocorre às 19h, na sede da paróquia, na Rua da Torre, em Aquarius, seguida de procissão pelas ruas do bairro e retornando para a igreja.

De sexta (1º) a domingo (3) vai ter quadrilha junina, pescaria, pula-pula e atrações musicais religiosas da comunidade.

Shows

Na sexta-feira (1º), o show fica por conta dos Discípulos da Cruz.

No sábado (02), é a vez dos Filhos de Maria, de São Gonçalo.

Fechando a programação, no domingo (03) a atração será o Infinito Louvor.

A secretária de Turismo de Cabo Frio, Katyuscia Brito, explica que a festa reforça os atrativos culturais do distrito de Tamoios e garante que as memórias da comunidade se mantenham e se fortaleçam ao longo do tempo.

“Fomentar o turismo religioso é uma das ferramentas para garantir a geração de renda e a preservação do ativo cultural de Tamoios. As comemorações de São Pedro e São Paulo são de grande relevância para as comunidades envolvidas”, comentou.

O padre João Gabriel, pároco da igreja que leva o nome dos santos católicos, São Pedro e São Paulo, conta que a festa é tradicional para os moradores e que, após o período de pandemia, estão empenhados em fazer uma celebração repleta de beleza e animação.

“As festas da paróquia sempre visam o aprofundamento da fé, uma demonstração pública, mas também um momento de confraternização. A festa de um padroeiro de uma comunidade é sempre um momento de muita graça para toda a paróquia. Que todos se sintam motivados para participarem conosco nesse momento de fé e alegria”, disse o pároco.





Fonte: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2022/06/28/cabo-frio-e-sao-pedro-da-aldeia-terao-programacao-pelo-dia-de-sao-pedro.ghtml
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.