16/07/2024 às 17h43min - Atualizada em 16/07/2024 às 17h43min

JUNINHO PERUCA (PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SILVA JARDIM/RJ)

Juninho Peruca começou sua trajetória no setor público como servente de pedreiro na construção do posto de Saúde do centro de Silva Jardim. Ainda cursando faculdade, foi convidado a ser diretor de planejamento orçamentário e financeiro, depois diretor de esportes, subsecretário e, finalmente, secretário de esportes. Em sua gestão, reformou seis quadras esportivas com orçamento limitado, implementando projetos esportivos. Eleito vereador mais votado, criou leis importantes e liderou fiscalizações que resultaram em ações do Ministério Público. Em seu primeiro ano de mandato, já se destacou na disputa pela prefeitura, mostrando forte articulação política.

Redação
Andreza Passos
O Vira Notícia está começando uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito em várias cidades do Brasil. Todos os candidatos foram convidados e receberam a mesma entrevista. Elas serão publicadas na íntegra, conforme enviadas por e-mail para nossa redação.


VIRA NOTÍCIA - POR QUE O SENHOR RESOLVEU LANÇAR A PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITO?
JUNINHO PERUCA - É inadmissível que tenhamos uma cidade rica e uma população pobre. Silva Jardim, com um orçamento de 400 milhões e uma população de pouco mais de 21 mil habitantes, deveria oferecer oportunidades de emprego para todos. Precisamos de um prefeito corajoso, que utilize o orçamento para fazer os investimentos necessários, gerando empregos e fortalecendo o comércio local. Meu combustível para lutar todos os dias é dar oportunidades para todos os silvajardinenses. Vamos transformar essa cidade juntos.
 
VN -  PENSANDO OS PRINCIPAIS PONTOS DE DEBATE PÚBLICO COMO SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, COMO O SENHOR PENSA TRABALHAR ESSAS SECRETARIAS?
JP - Para mim, saúde, educação e segurança são pilares essenciais de qualquer gestão municipal. Na saúde, pretendo priorizar o fortalecimento da rede de atendimento, investindo em infraestrutura e equipamentos, além de melhorar o acesso aos serviços básicos. Na educação, meu foco será na valorização dos profissionais, na modernização das escolas e na implementação de programas que preparem nossos jovens para um futuro competitivo. Quanto à segurança, planejo promover uma integração efetiva entre as forças policiais e a comunidade, aumentando a presença policial nos bairros e adotando tecnologias modernas para prevenção e combate ao crime. Minha abordagem será de diálogo com os especialistas e a comunidade, garantindo políticas públicas eficazes e alinhadas às reais necessidades dos cidadãos.
 
VN -  COMO TRABALHAR O IMPULSIONAMENTO DA GERAÇÃO DE EMPREGO NO MUNICÍPIO?
JP - Os maiores problemas da minha cidade são a falta de emprego, saúde precária e a falta de estrutura na educação. Para gerar empregos, precisamos investir nas nossas principais potencialidades: turismo e agricultura. A arrecadação dos royalties do petróleo deveria ser direcionada para o desenvolvimento desses setores. Obras de infraestrutura nos pontos turísticos trariam conforto e segurança aos turistas, atraindo a iniciativa privada e gerando empregos. Os agricultores precisam de incentivos financeiros, acesso a linhas de crédito, melhores estradas e um mercado municipal às margens da BR-101. Com isso, aumentaríamos a produção, facilitaríamos o escoamento e ampliaríamos as vendas, impulsionando a economia local.
 
VN -  NA GESTÃO MUNICIPAL, MUITAS VEZES A CULTURA É DEIXADA EM SEGUNDO PLANO. EXISTE ALGUM PROJETO DO SENHOR PARA FOMENTAR ESSE SETOR?
JP - A valorização da cultura é essencial para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade. Proponho transformar a subsecretaria de cultura em uma secretaria plena. Essa elevação reconhece a cultura como vetor fundamental para a identidade, coesão social e desenvolvimento econômico, conferindo mais autonomia e recursos. A nova secretaria seria estruturada com departamentos especializados e profissionais qualificados. Um plano de ação incluiria diagnóstico cultural, preservação do patrimônio, apoio à produção artística e democratização do acesso à cultura. Além disso, incentivaríamos a criação de uma lei municipal de incentivo à cultura e parcerias público-privadas, integrando ações culturais ao currículo escolar e oferecendo cursos de capacitação. A criação de um calendário anual de eventos, festivais regionais, investimentos em infraestrutura cultural, campanhas de divulgação e um portal cultural online também seriam prioridades. Monitoramento e avaliação contínuos garantiriam a eficácia das ações. Esta transformação proporcionaria uma gestão mais eficiente, maior captação de recursos e um impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos, fortalecendo a identidade cultural e o desenvolvimento socioeconômico da região.
 
VN - O GRANDE PROBLEMA DE VÁRIAS PREFEITURAS DO PAÍS É A QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA, QUAIS SEUS PROJETOS PARA O MUNICÍPIO?
JP - Em relação à mobilidade urbana, o contrato de concessão com a empresa RIO ITA precisa ser rediscutido. É inadmissível o valor de R$ 9,00 cobrado por um trecho de 30 km. É inaceitável que a frota não seja totalmente climatizada e que não haja a opção de pagamento por sessão. Algumas rotas e horários precisam ser ampliados. Juntamente com nossos deputados, vamos revisar esse contrato intermunicipal, buscando melhorias para garantir um transporte público mais acessível e eficiente para todos.
 
VN -  COMO O SENHOR ESTÁ PLANEJANDO A ARTICULAÇÃO POLÍTICA TANTO NO ÂMBITO MUNICIPAL, COMO ESTADUAL E FEDERAL PARA PODER CRIAR UM PLANO DE TRABALHO QUE A POPULAÇÃO ABRACE?
JP - Apesar das campanhas eleitorais trazerem um cenário acirrado, acredito que a política é a arte do diálogo. Todo movimento que beneficia a população é, para mim, uma porta de diálogo, e essa é a bandeira que represento. Vamos conversar com todos que abrirem as portas para falar sobre o bem do meu povo. Buscar emendas governamentais, discutir com os vereadores os orçamentos e os projetos de lei que beneficiem o povo serão minhas prioridades enquanto for representante do povo. Se o assunto é o benefício da população, proponho-me a fazer o diálogo necessário.
                     
VN - COMO O SENHOR ANALISA O ATUAL CENÁRIO POLÍTICO DO MUNICÍPIO?
JP - instável, essa será a quarta eleição em cinco anos. Não podemos mais ter eleições anuladas, nem governar a cidade pensando em ganhar a próxima eleição. Precisamos fazer investimentos, fortalecer o comércio, atrair pequenas indústrias e apoiar o micro e pequeno empreendedor. Essa é a transformação que faremos na cidade!
 
VN - A POLÍTICA ESTÁ CADA VEZ MAIS POLARIZADA NO PAÍS, QUAL POLO O SENHOR SE CLASSIFICA: ESQUERDA, DIREITA OU CENTRO? E POR QUE?
JP - Meu pensamento como pré-candidato a prefeito é simples: gerar oportunidades para todos, independentemente do lado político. Quero governar para todos. O filho do cidadão deve chegar à saúde e receber atendimento de qualidade, com remédios dentro da validade e exames realizados rapidamente, sem qualquer discriminação ideológica. Estou olhando para frente, é lá que Silva Jardim vai chegar!
 
VN - COMO O SENHOR PRETENDE TRABALHAR A COMUNICAÇÃO COM OS ELEITORES? PRETENDE FAZER UMA CAMPANHA PARTICIPATIVA?
JP - Conduzi meu mandato de vereador ouvindo o eleitor, dando voz, olhando nos olhos com a certeza de que a cidade que sonhamos só depende de nós.
 
VN -  QUAL MENSAGEM O SENHOR DEIXARIA PARA OS ELEITORES DO MUNICÍPIO?
JP - O problema da cidade não é a falta de dinheiro, mas sim como este dinheiro é gasto. Como secretário, já demonstrei que sei gerir os recursos públicos. Como vereador, fiscalizei os atos ilícitos praticados pelo governo e secretaria, o que levou ao afastamento e ações do Ministério Público. Agora, chegou a hora de cuidarmos dessa arrecadação, proporcionando emprego, renda e fortalecimento do comércio com investimentos reais, e não apenas maquiagens.
 
VN - QUAL A PRINCIPAL BANDEIRA DA SUA CAMPANHA? (TEMA LIVRE)
JP - Como pré-candidato a prefeito, minha principal missão é criar um futuro próspero para nossa cidade, focando na geração de empregos dignos e sustentáveis. Entendo que o desenvolvimento econômico é a chave para garantir oportunidades para todos. Com experiência em gestão pública e um compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade, vou implementar políticas que incentivem o empreendedorismo local, atraindo investimentos e fortalecendo o comércio. Vamos trabalhar lado a lado com empresários e trabalhadores para criar um ambiente favorável ao crescimento econômico, garantindo que cada cidadão tenha as condições necessárias para prosperar. Juntos, vamos construir uma cidade onde o potencial de cada um seja realizado, transformando desafios em oportunidades reais de emprego e crescimento para todos.
ERRAMOS - Na transcrição da entrevista do pré-candidato a prefeito do município de Silva Jardim - RJ, em uma das respostas trocamos a palavra pré-candidato por candidato. Erro já corrigido.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.