26/08/2024 às 11h50min - Atualizada em 26/08/2024 às 11h50min

Fumaça encobre o céu de Brasília pelo segundo dia consecutivo

Incêndios em São Paulo, tempo seco e baixa umidade contribuem para o fenômeno que afeta a visibilidade na capital federal.

Vinicius Gandra
Redação
Reprodução da Internet

Brasília amanheceu, nesta segunda-feira (26), novamente coberta por uma densa camada de fumaça, dificultando a visibilidade em diversos pontos da cidade, como o Congresso Nacional e a Torre de TV. Segundo o Corpo de Bombeiros, a fumaça que encobre o céu da capital é resultado de incêndios ocorridos no interior de São Paulo, agravados pela mudança na direção dos ventos e por um sistema de alta pressão que impede a dispersão das partículas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que a situação se agrava com as condições climáticas locais, como o tempo seco e a baixa umidade do ar. Mesmo com a intensa fumaça, a Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, informou que as operações de pousos e decolagens seguem normalmente, sem impactos significativos até o momento.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde recomenda uma série de cuidados para a população. Entre as principais medidas estão o aumento da ingestão de água, evitar a exposição prolongada à fumaça e manter portas e janelas fechadas para impedir a entrada de partículas nocivas no ambiente interno. Além disso, o uso de máscaras e a redução de atividades físicas ao ar livre são indicados, especialmente entre 12h e 16h, período mais crítico do dia.

Sem previsão de chuva para os próximos dias, a expectativa é que a fumaça continue a afetar Brasília. O alerta é maior para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes, que devem redobrar os cuidados para evitar problemas respiratórios e outros impactos à saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.