17/09/2024 às 10h38min - Atualizada em 17/09/2024 às 10h38min
Candidatos do PT abandonam o vermelho e adotam novas cores nas eleições de 2024
Estratégia marca a tentativa de diálogo com diferentes eleitorados e desassocia o partido de polarizações.
Gil Coutinho
Redação
Reprodução de Internet Nas eleições municipais de 2024, diversos candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) têm deixado de lado a cor vermelha, tradicionalmente associada à legenda, para adotar tons de verde, amarelo e azul em seus materiais de campanha. Esse movimento é especialmente visível em regiões onde o bolsonarismo tem maior influência, como o Sudeste e o Centro-Oeste, e visa atrair eleitores moderados, além de evitar a associação com polarizações políticas.
Esse movimento já existia nas eleições de 2016, de forma tímida e ganhou força em 2020. Nas últimas eleições municipais era possível ver várias candidaturas a prefeito pelo PT com cores que passavam longe do vermelho. Alguns candidatos a deputado estadual e federal em 2022 também adotaram essa estratégia, agora em 2024 é possível receber um santinho de um candidato petista nas cores verde e amarelo e destacando a importância da família, pátria e religiosidade.
Exemplos dessa estratégia incluem o deputado federal Rogério Correia em Belo Horizonte, que tem destacado o verde em suas propostas voltadas ao meio ambiente, e a deputada federal Adriana Accorsi em Goiânia, que criou o movimento "Somar por Goiânia", utilizando o verde, azul e até roxo em seu material de pré-campanha. Em Uberlândia, a deputada Dandara Tonantzin também segue essa linha, com seu material focado nas cores da bandeira brasileira, reduzindo o destaque do vermelho.
A mudança de identidade visual reflete a tentativa do PT de dialogar com um público mais amplo e combater a associação exclusiva das cores da bandeira nacional com o bolsonarismo. Segundo o secretário de comunicação do partido, Jilmar Tatto, a intenção é resgatar o uso das cores verde e amarelo como símbolos de todos os brasileiros, independente de ideologia política.