30/08/2022 às 15h15min - Atualizada em 30/08/2022 às 15h15min

Moradores criam ONG para atuar em bairro atingido pela tragédia das chuvas em Petrópolis, no RJ

Centro Comunitário Flor de Lótus foi criado por moradores e apoiadores após as chuvas de fevereiro para um trabalho contínuo na comunidade 1º de Maio.

A ONG Centro Comunitário Flor de Lótus foi inaugurada em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A ONG foi criada por moradores e apoiadores após as chuvas de fevereiro para um trabalho contínuo na comunidade 1º de Maio.
 
Formado por um grupo de moradores e apoiadores, o Centro tem como objetivo a implementação de atividades estruturantes, visando a melhoria do bairro com projetos e parcerias.
 
A missão é gerar renda local e proporcionar autonomia financeira para a comunidade envolvida, além de incentivar a educação, esportes, leitura e cultura por meio de cursos, workshops e rodas de conversa.
 
"O problema da carência do bairro era anterior às chuvas, mas se agravou muito depois da tragédia. Sem querer, eu acabei me envolvendo e ajudando como pude. Entendi que era preciso um trabalho permanente aqui, para melhorar a qualidade de vida e o acesso à educação e cultura, especialmente para as crianças e jovens", explicou Josiana da Costa da Silva Correia, moradora da 1º de Maio e líder do centro comunitário.
 
A escolha por nomear o centro de Flor de Lótus veio do fato dessa flor nascer da lama, como, de certa forma, ocorreu com os moradores e apoiadores do centro.
 
"Todo mundo estava vivendo meio isolado e, da dor, a gente acabou se unindo mais, pois foi um sofrimento em que todos estavam juntos. Literalmente estamos conseguindo criar beleza da lama, como a flor", conta Larissa Eira, voluntária responsável pela comunicação institucional do centro.

Ações da ONG

O centro já programa uma roda de leitura para as crianças no dia 17 de setembro, além de medição de pressão arterial e glicose gratuita, a partir de uma parceria com um projeto de extensão do curso de Medicina, do Centro Universitário Unifase. A programação para o Dia das Crianças, 12 de outubro, está sendo elaborada.
 
Atualmente, o centro conta com alguns padrinhos que contribuem mensalmente com R$ 50 para ajudar no aluguel do centro e na manutenção do projeto. Quem tiver interesse em ser um padrinho ou ajudar financeiramente, com doações, ideias ou oferecendo alguma atividade para as crianças ou os jovens, pode entrar em contato pelo e-mail comunidade1odemaio@gmail.com ou pelo perfil no Instagam @centro_comunitario_flordelotus.
 
No momento, o centro precisa de uma geladeira, tintas para parede, uma bancada para computadores e uma mesa para reunião, além de cadeiras.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://viranoticia.com.br/.
Envie sua notícia!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo WhatsApp.